Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Põe no motor do seu carro.




Qual é o tamanho dos pistões do seu carro? Bem menores do que o das fotos que ilustram o post. Encontrei os mastodontes numa loja na Barão de Campinas, decorando um canto do salão. Segundo o dono este pistão é de um motor de locomotiva. A caneta Bic ao lado da peça dá uma idéia do tamanho. Como é uma peça de liga leve, o proprietário da loja me perguntou se eu não queria colocar no balcão para fotografar. De fato o “pistãozinho” é leve.

Não perguntei as dimensões exatas mas é algo como 50 cm de comprimento por uns 30 cm de diâmetro. Acredito que a usina onde esse pistão é empregado deve gerar perto de 5000 hp´s. A título de comparação o meu 4 cilindros movido a alcool com pistões de 8 cm de diametro produz 70 cv.

Uma hora dessas vou tentar encontrar uma foto de um virabrequim que eu achei nos fundos de uma fábrica em Santa Catarina no início dos anos 80. Era maior que o meu carro.
 

Um comentário:

Zé Clemente disse...

Mito do bom. Imagine manter um gastador contumaz de combustível desses ligado permanentemente. Acho que o mais provável é que esses motores permaneçam ligados enquanto locomotiva precisa da energia gerada no momento em que está estacionada. Com certeza são desligados depois.