Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Stirling Moss lembra o talento de Luiz Pereira Bueno

Luiz Pereira Bueno pilotou na SMART, a equipe do grande Stirling Moss. Claro que o histórico piloto de F1 ficou sabendo do passamento de Luiz e divulgou a sua nota a esse respeito no seu web site. É uma clara demonstração, não apenas de que Luiz era um grande pilôto, mas também que conquistou a admiração pessoal de outras pessôas. Leia o post do site de Stirling Moss no link abaixo.

Luiz Pereira Bueno: 1937 - 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Luiz Pereira Bueno - texto muito bem elaborado sobre uma lenda

Quem não gosta de ler um bom texto? Textos bem feitos que se referem específicamente a pessoas de forma característica, devem contextualizar bem, sem exagero nos detalhes e com citações pontuais que gerem na cabeça do leitor uma dimensão daquele que é objeto do texto. E no caso de tratar-se de uma homenagem, a inclusão de palavras do próprio homenageado, a citação de companheiros de estrada e depoimentos de quem conhece a pessoa, são ingredientes que enriquecem muito o conteúdo.

No link abaixo, no site Ford Para Todos, encontra-se um texto limpo, direto, sem nenhum tipo de exagero, esclarecedor, sobre Luiz Pereira Bueno escrito por Raul Machado Carvalho. Vale a pena ler. E como pessoa que escreve e gosta da tarefa, sei da dificuldade de se finalizar um texto, coisa que nesse caso se deu forma muito simpática e significativa. Parabéns ao escriba.

LUIZINHO, UM MITO DOS ANOS DOURADOS, NA ESTRADA DO CÉU, COM MUITA LUZ

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Luiz Pereira Bueno - a minha lembrança pessoal

Ontem aconteceu a primera etapa da edição 2011 do meu campeoanto de kart amador, o Kart São Paulo, e aproveitei a oportunidade para fazer uma lembrança a uma pessoa que me tratou muitíssimo bem desde a primeira vez em que conversamos. Falei por alguns instantes do Peroba, o Luiz Pereira Bueno, piloto fantástico e uma pessoa que gozava da amizade de um autêntico contingente.

Grande Peroba. Valeu


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Antonio Ferreirinha, 75 anos bem vividos - Feliz Aniversário

Se há uma pessoa que admiro, seja pela sua capacidade, seja pela simplicidade na forma de ser, é Antonio Ferreirinha, lendário preparador do nosso automobilismo dos idos em que tudo se fazia pelas mãos de uma pessôa.


Antonio Ferreirinha - foto do seu arquivo pessoal

Ferreirinha sempre me tratou muito bem em todas as oportunidades em que mantive contato, e isso por si só, fato um tanto raro na nossa atual sociedade, já é motivo mais que suficiente para que eu registre aqui o seu Feliz Aniversário de 75 bem vividos anos.

Ferreirinha já é uma lenda na história do nosso automobilismo. Com mais de 4 décadas nas pistas brasileiras, manteve contato com todos os nossos melhores pilotos e sabe apontar um por um quem pilota, e como.

Ferreirinha já adiquiriu na pista a bagagem necessária para dar a receita do bolo de uma boa preparação para um bom pilôto. E mais que isso, depois de tantos anos preparando carros para pilôtos de diferentes capacidades e estilos, está por consequencia dessa contingência na posição de orientador experiente que já viu acontecer de tudo nas pistas.

É uma pessôa que dá prazer conversar e isso explica o número de amigos que tem, que não é pequeno. Português nato, já se habituou a ser chamado por mim de “óh gajo”, bem como o seu bom humor é mais que suficiente para que conte vez ou outra uma piada de portugues.

Ferreirinha é um remanescente de um automobilismo apaixonado, que morreu há muito tempo. Um tempo em que as pessôas faziam o que mais gostavam na maioria das oportunidades. São pessôas que têem uma ligação viceral com o que fazem e vivem, e isso acaba moldando a sua conduta e visão de mundo e de sociabilidade de uma forma que os torna não apenas reconhecidos mas principalmente individualizados.

O Blog Amigos Velozes tem um grande prazer em desejar a Antonio Ferreirinha um

FELIZ ANIVERSÁRIO.

Parabéns Óh Gajo!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Faleceu Luiz Pereira Bueno, o Luizinho, o cara que deve virar nome de autódromo!


- V8 é V8 né.....

Saíam as Maserati para a classificação no Autódromo José Carlos Pace, e na porta do box um amigo do pilôto que emprestou o seu nome a este que já foi o nosso templo do automobilismo, falava comigo sobre a sua admiração pelos motores de 8 cilindros que ele pilotou muitas vezes no seu passado de pilôto de competição.




Eu conversava com Luiz Pereira Bueno, a quem disse certa vez que o admirava muito, coisa que aparentemente ele guardou de forma natural. Toda vez que o encontrava no autódromo ele sorria para mim, me cumprimentava, como se fôssemos amigos frequentes, coisa que na verdade nunca fomos. À ele eu dizia “Luiz Peroba Pereira....”, ao que ele invariávelmente respondia “Oiii, como vai....”.

O valor que isso tem para mim, longe do que qualquer pessôa possa imaginar, não é o meu orgulho pessoal de ter contato com um dos nossos maiores botas de tôdos os tempos, mas sim a admiração que eu tinha pela impressionante simplicidade de uma pessôa que foi literalmente referencia na pilotagem de competição no Brasil. Alguem que poderia ser muito mais reservado do que o normal, mas muito ao contrário disso era tão acessível quanto qualquer mortal comum. E ainda por cima uma pessôa que se dirigia a você como um gentleman.

O Luiz que eu conheci era uma pessoa gentil, educado, fala mansa, sempre pronto a contar uma estória, pronto para uma boa prosa, preferencialmente sobre carros de corrida, a sua grande paixão. Luiz foi cunhado de Cláudio Daniel Rodrigues, a pessoa que introduziu o kart no Brasil. É alguem que tinha muito a contar e ensinar. Era muito conhecido pelo seu jeito suave de pilotar e pelo seu conhecimento de mecânica de automóveis, coisa que lhe rendeu um diferencial nas pistas.

Não foi à toa que teve duas oportunidade de pilotar F1 e estabeleceu um record no anel externo de Interlagos pilotando um March. Infelizmente não conseguiu se firmar na categoria, coisa bem dificil de se conseguir mesmo naquela época, não bastando para isso apenas pilotagem. Certamente teria sido um pilôto muito rápido.

No final de 2009 eu soube por amigos que Luiz manifestara cancer de pulmão. A sua vida depois do automobilismo não foi nada fácil, mas ao mesmo tempo êle pôde contar com amigos da sua época de pilôto, que nunca o deixaram desamparado. Fizeram por Luizinho o que se podia fazer e a incrível simpatia dêle deixava claro que era merecedor das amizades que tinha.

A última imagem que guardo de Luizinho Pereira Bueno é de 2009, sentado num dos boxes do autódromo de Interlagos, tendo ao seu lado meu amigo Joca e mais outras pessoas. Eu estava de saída e passei ali para me despedir. Nem imaginava que seria o último cumprimento ao cara mais gentil que eu conheci nesse meio.

Pelo que captei no contato com Luizinho, diria que o nosso automobilismo, que já está internado há muito tempo, definitivamente virou história de livros a partir do dia de hoje. Quem pôde ter contato, nem que fôsse mínimo, com pilôtos dessa época sabe de que estou falando. O nosso automobilismo virou uma das suas mais significativas páginas. Luiz faleceu na manhã de hoje à 7:00 na sua casa em Atibaia. Perdi um amigo de box simpático e sorridente e o Brasil perdeu um dos nossos expoentes na pilotagem de competição.

Costumam dar nome de pessôas ilustres à ruas e avenidas. Penso que Luiz merece coisa bem mais veloz que isso. Não acho, mas sim tenho toda convicção de que o automobilismo deve dar a um dos nossos autódromos, mesmo que isso se dê no futuro, o nome de Luiz Pereira Bueno. 

a foto do post do tambem pilôto Sidney Cardoso