Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fábio Seixas - F-1, Passado, Presente e Futuro de uma Paixão



Na última terça-feira o jornalista Fábio Seixas ministrou a segunda etapa de um curso de história da Fórmula 1 entitulado “F1, Passado, Presente e Futuro de uma Paixão”. A programação é de 5 etapas realizadas nas terças na Casa do Saber na Rua Mário Ferraz, próximo ao Clube Pinheiros. Eu não tinha conhecimento da existência da Casa do Saber e até considero isso uma infeliz demonstração da minha pouca ligação com o mundo da cultura. Nos últimos anos cresceu muito no Brasil a divulgação de temas culturais. É fácil notar o crescimento considerável das livrarias e presença dos veículos de temas culturais nas bancas de jornal. Também os espaços de divulgação de conhecimentos se multiplicaram e isso tudo mostra um interesse maior do público pelo enriquecimento intelectual.

A Casa do Saber, que possui quatro unidades sendo duas no Rio e duas em São Paulo, é um centro cultural que tem o objetivo de oferecer cursos livres sobre diversos temas de interesse geral, ministrados por especialistas, sejam estes acadêmicos ou não. No andar térreo desta unidade da Mário Ferraz há uma bela livraria e um café. Possui um auditório e mais tres salas com a infra-estrutura necessária para a relização de cursos, palestras e debates.

Fábio Seixas fala sobre a história da F1 e conta com a colaboração de dois convidados com muita ligação com o mundo do automobilismo - Jan Balder e Reginaldo Leme. Fábio Seixas fêz a sua exposição com muita naturalidade, mostrando ser um pesquisador do tema com um nível de informação bem abrangente e uma organização no fluxo das idéias que conduz o assistente atravéz do tempo de forma clara interligando as fases de mudanças significativas no esporte. A regulamentação da categoria é abordada em toda a cronologia do tema, o que é muito importante pois é esta que foi ao longo do tempo caracterizando o cenário de início de cada temporada.

Após o coffee-break a sessão foi ocupada integralmente por Jan Balder que hoje é colega de Fábio na Bandnews nas transmissões de F1. A presença do pilôto enriqueceu a noite pois se trata de alguém que viveu o período mais romântico do nosso automobilismo e dividiu curvas com a nata do nosso automobilismo da época. O público de aproximadamente 35 participantes se manteve muito atento ao discurso de Jan pois se trata de registro vivo do nosso automobilismo colocado de forma clara e direta. Para tanto Jan fez uso do que tem de mais rico neste tema, a sua memória. Abordou uma questão que é tema do seu livro “Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro” - a desmistificação das condições da chegada dos brasileiros na Europa a partir da década de 60, justificando que não foram simples aventureiros sonhadores e sim pilôtos com bagagem prévia adquirida nas pistas de competição do Brasil.

Parabéns ao Fábio Seixas e ao Jan Balder. Foi uma noite de enriquecimento do saber.


foto: Amigos Velozes - Fábio Seixas com o convidado da noite, Jan Balder. 

Nenhum comentário: