(esta vem a ser a
ultima postagem do Amigos Velozes)
No ultimo dia 21/06,
Jan Johannes Hendrik Balder, meu amigo Jan, ou Omelete, como é
conhecido por todos os seus contemporaneos, lançou o segundo volume
das suas memórias – Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro –
Uma Era de Ouro. O evento deu-se na Pizzaria Cristal e contou com a
presença de uma fila de amigos que vivenciaram o mesmo esporte de
Jan, na mesma época.
Não fomos apenas a
um lançamento mas tambem para parabenizar Jan Balder pelo seu
aniversário. Como disse a ele antes de sair, “Parabéns pelo
niver, Parabens pelo livro, Parabens por tudo”.
Há um ano este
livro começou a se tornar realidade previsivel e resolvi esperar o
seu surgimento para ser tema do encerramento do meu blog, coisa que
explico em poucas palavras no final. E não poderia ter escolhido
tema mais adequado, dado o notório valor do seu conteúdo.
Não se trata de uma
mera continuidade mas de uma valorosa cronologia de lembranças de
bastidores de um período em que o nosso automobilismo era o nosso
'segundo futebol', na minha forma de entender as coisas. Amanhã,
quem quer que seja que se interesse em pesquisar a história do nosso
automobilismo tem nesses dois livros não apenas referencias mas um
conteúdo significativo, de grande valor para os efeitos de uma
pesquisa.
O livro aborda o
período de 1973 a 1982. Nessa época já tinhamos um campeão do
mundo, Emerson Fittipaldi, e estavam 'no forno' aqui mesmo no Brasil
pilotos que fariam o nome tanto aqui no nosso próprio território
como lá fora tambem. Entre estes destaque-se Nelson Piquet que
seguiu para a Europa para guiar monopostos, levando consigo na
bagagem a experiencia de pilotar monopostos inteiramente ajustáveis,
assim como a sua incrivel habilidade.
Em outras palavras,
foi nos anos 1970 que o mercado europeu tomou conhecimento de um
automobilismo brasileiro que era capaz de mandar para lá os nossos
jovens velozes, sem que para isso tivessem que fazer escola do zero
lá.
Foi nesse período
que surgiram no Brasil a Formula Super Vê, a segunda edição da
Fórmula Vê, a Divisão 4, a Opala Stock Car, sem contar a F2
Sulamericana onde brasileiros, pilotos e preparadores, disputaram com
os melhores argentinos nas nossas pistas e nas deles. Sim, essa foi
uma era de ouro, sem dúvida.
Jan Balder era
piloto nessa época e passou a chefe da própria equipe, mais tarde
comentarista de F1, e escritor. Apenas para justificar o termo
bastidores do título, há uma passagem em que Jan conversa pela
primeira vez com um conhecido kartista na época, numa padaria da
Vila Madalena. O garoto veloz queria ouvir um pouco da experiencia de
um piloto maduro e reconhecido. Foi assim que Jan e Ayrton Senna
conversaram pela primeira vez.
Há muito mais e só
posso recomendar a quem ler essa postagem que adquira o livro, o que
pode ser feito atravéz do email de Jan Balder –
jbalder@terra.com.br. Quem
não leu o primeiro pode encomenda-lo tambem.
A capa, a imagem
desse post, deixa clara a gratidão e saudade de Jan Balder pela sua
esposa Tereza, que lamentavelmente nos deixou no ano passado, meio
órfãos da sua reconhecida simpatia e amabilidade.
Faço disso o final
das postagens deste blog pois não vejo uma justificativa para dar
continuidade a algo que se atualiza apenas uma vez por ano. O blog me
trouxe satisfações e amigos novos, já foi usado como referencia,
já foi replicado e até giletado. Acho sinceramente que a missão
está completa. E encerra-la com um temas desses considero uma forma
muito gratificante.
Muito obrigado a
todos os meus amigos que me acompanharam.
Muito obrigado a
voce Jan Balder!
4 comentários:
Grande ZÉ CLEMENTE.
Em nome de seus amigos NÃO aceito que vc pare de escrever seu blog, primeiro porque escreve muito bem, depois porque escolhe temas excelentes.
Pedimos sim, que o blog segue escrito semanalmente...
Parabéns por essa homenagem ao querido amigo JAN Balder, eu sempre que o encontro digo: "Jan vc é o cara que estava lá, onde todos nós gostariamos de estar, fazendo bonito". Brinco com ele também dizendo que ele tem uma memória...irritante, rsrsrs.
Essa memória está impressa em 2 excelentes livros da história de nosso automobilismo.
Forte abraço,
Giba Gallucci
Lamento que mais blog sobre automobilismo esteja se encerrando. Estamos ficando órfão de bons textos e boas histórias. Forte abraço e sucesso...
Zé, compreendo sua decisão mas é triste não ter mais seus textos para ler.
Só tenho a agradecer.
Um grande abraço
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