foto: www.museudantu.org.br
Lendo hoje o blog do Mestre Joca, lembrei-me de um tema sobre o qual li há algum tempo. Em 1868, o consul americano em Belém do Pará foi a pessoa que criou uma empresa de transporte de bondes. Seu nome era James Bond e se atribui ao seu sobrenome o aportuguesado ´bonde´ que dá título a esse transporte.
No bairro de Santo Amaro existiu uma linha de bondes elétricos na qual eu já andei quando criança e posso me lembrar prefeitamente do som da máquina partindo de uma das paradas.
O serviço de bondes em Santo Amaro era explorado pela ´The São Paulo Tramway Light and Power´ que arrematou em leilão o patrimônio de uma estrada de ferro que transportou por muito tempo carga e passageiros. Isso se deu em 1900 e em 1913 a Light inaugurou uma linha de bondes elétricos que ia de Santo Amaro a São Paulo. Em 1968, quando eu tinha 13 anos, esse bonde fez a sua última viagem, a qual viria a ser também a última da cidade de São Paulo. O evento havia sido anunciado com bastante antecedência, mas eu não quiz ir poque sabia que teria dificuldade de entrar. Em seguida os trilhos foram retirados, assim como o calçamento de algumas ruas do bairro que era de paralelepípedo foi substituído pelo asfalto. Ao menos aqui nessa região não tínhamos inundações antes disso.
Na foto é possivel ver o piloto, que era chamado motorneiro, com quépe e gravata.
Abaixo os links para a história dos bondes em Belém e Santo Amaro, respectivamente.
http://www.interconect.com.br/clientes/pontes/Bondes/bondes.htm
http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/historicas/a_estrada_de_ferro.htm
No bairro de Santo Amaro existiu uma linha de bondes elétricos na qual eu já andei quando criança e posso me lembrar prefeitamente do som da máquina partindo de uma das paradas.
O serviço de bondes em Santo Amaro era explorado pela ´The São Paulo Tramway Light and Power´ que arrematou em leilão o patrimônio de uma estrada de ferro que transportou por muito tempo carga e passageiros. Isso se deu em 1900 e em 1913 a Light inaugurou uma linha de bondes elétricos que ia de Santo Amaro a São Paulo. Em 1968, quando eu tinha 13 anos, esse bonde fez a sua última viagem, a qual viria a ser também a última da cidade de São Paulo. O evento havia sido anunciado com bastante antecedência, mas eu não quiz ir poque sabia que teria dificuldade de entrar. Em seguida os trilhos foram retirados, assim como o calçamento de algumas ruas do bairro que era de paralelepípedo foi substituído pelo asfalto. Ao menos aqui nessa região não tínhamos inundações antes disso.
Na foto é possivel ver o piloto, que era chamado motorneiro, com quépe e gravata.
Abaixo os links para a história dos bondes em Belém e Santo Amaro, respectivamente.
http://www.interconect.com.br/clientes/pontes/Bondes/bondes.htm
http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/historicas/a_estrada_de_ferro.htm
3 comentários:
Zé,
Aproveitando a deixa postei um material semelhante sobre os bondes de Belém do Pará lá no blog.
Valeu a dica...
Abração,
Cheguei a andar de Bonde em São Paulo,isso nos anos 60,jamais esquecerei,deveriam voltar a circular em locais do Centro antigo.
Por falar em circular,no Museu da Imigração existe um Bonde em funcionamento e também uma Maria Fumaça andando aos Domingos,imperdivel,vale o passeio.
É realmente um belo lugar para se viver, espero aproveitar este lugar é toda a vida, especialmente porque eu amo as pessoas aqui, e também porque eu gosto de os restaurantes em Santo Amaro
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