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terça-feira, 14 de abril de 2009

IKWC 2009 - Regulamento

Teóricamente o regulamento da edição 2009 do IKWC será o mesmo de 2008. Até o momento o texto disponível no site da categoria é este. Seguem abaixo alguns tópicos referentes ao regulamento.

Equipamento.

No caso da edição da Bélgica os kart´s eram os da Worldkarts, a pista onde foi realizado o campeonato, com a configuração comum de kart´s indoor e com motores Honda 270cc, 9HP´s. Foi empregado lastro para compensação das diferenças de pêso sendo 20 kgs o lastro máximo a ser empregado. A pesagem foi realizada com o pilôto trajando roupas leves e sem o seu equipamento. Os pilôtos são chamdos um a um para sorteio dos karts antes da prova. Nenhum tipo de ajuste é permitido, inclusive na pressão dos penus.

Categorias de pêso.

Há uma categoria com pêso máximo de 70kgs e outra com máximo de 90 competindo separadamente e com pontuação distinta.

Largada.

Os pilôtos são alinhados em fila indiana e a largada é lançada com uma ou duas voltas de alinhamento. No final da prova o pilôto não pode sair do kart até a pesagem oficial.

Troca de kart´s.

O pilôto pode a qualquer momento retornar ao box para substituir o kart. Como é obrigatório ao menos um pit-stop em cada prova, uma troca é computada como tal. No caso de uma troca durante o qualify o pilôto perderá a sua posição baseada nas voltas que fêz, as quais serão desconsideradas. Caso a troca seja efetuada durante a prova, esta deverá ter um tempo total mínimo de 30 segundos. A idéia é equilibrar o tempo gasto na troca entre um pilôto leve que carrega lastro que será colocado no kart substituto, e um pilôto pesado que não tem essa necessidade. Na prova as trocas só são permitidas após a a primeira volta completa e antes da última. No caso de bandeira vermelha ou amarela o pit lane será fechado e as trocas não poderão ser efetuadas nessas condições.

Pit-stop.

É obrigatória a realização de um pit-stop durante a prova. O pit-stop pode ser realizado após a primeira volta completa e antes da última, a qualquer momento à escolha do pilôto. Um pit-stop é caracterizado por duas paradas totais, quando as rodas dianteiras param de girar. Uma na entrada e outra em local indicado no pit lane. É permitida a ultrapassagem na entrada para o pit-stop mas as colisões determinam penalização.

Cronometragem.

Caso o sistema de cronometragem sofra pane total e a prova tenha atingido 75% do seu total, esta será considerada encerrada nessa condição. Caso a prova não tenha atingido 75% do seu total, uma nova prova com 50% da duração será realizada, tendo os resultados da anterior sido descartados.

O evento.

O site da categoria anuncia uma programação de eventos diferente da edição de 2008. Para 2009 teremos os seguintes eventos.

IKWC Top - 6 provas sendo 4 qualificatórias de 30 minutos mais uma qualificatória de 1 hora e a final de 1:30h.

IKWC 50 - 7 provas sendo 5 de 30 minutos, uma de 45 minutos e a final com 45 minutos.

Copa das Nações - endurance de equipes com 3 horas de duração.

Premiação.

Para os vencedores estão previstos prêmios em dinheiro, troféus, test drive na Escola Apie e patrocínio para a edição de 2010.

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