Maxwell Jansley da equipe Larimax, o terceiro da esquerda para a direita, é o novo campeão mundial de Indoor.
foto: http://indoorkartworldchampionship.com
Foram 5 dias de competições que definiram os resultados do mundial de Indoor em Macaé, IKWC - Indoor Kart World Championship, na sua quinta edição. A categoria teve a sua disputa inaugural em 2005 na cidade de Phoenix no Arizona e na época contou com a presença de 40 participantes. O interesse pelo evento cresceu a ponto de ser internacionalizado, tendo sido a Bélgica a sede da primeira prova fora dos Estados Unidos no ano passado com a presença de 90 participantes.
Em Macaé, a primeira disputa no Brasil, o número de participantes subiu para 163, entre eles 123 brasileiros. Num grid desses aumentam as possibilidades de uma vitória de um brasileiro na final. E foi o que se deu com a participação de Maxwell Jansley que somou 158,5 pontos.
O mesmo garoto que é integrante do time que venceu a Nations Cup que é a prova de abertura, marcou tres vitorias nas disputas iniciais. Todas elas na frente de outros pilotos que são veteranos na categoria. Essa é a primeira participação dele no campeonato. Bem perto dele na pontuação veio Gustavo Loureiro com 155,5 pontos e em terceiro lugar Ruben Bouttens da Holanda com 147 pontos.
Sei que essa edição do IKWC vem sendo preparada desde o ano passado. E sei que houve um empenho grande dos organizadores para que se realizasse. Mas nem sempre é possivel que tudo corra às mil maravilhas e nem que se consiga contentar gregos e troianos.
O evento foi suportado pela prefeitura de Macaé que ficou responsável pela infraestrutura. Um dos itens que coube ao município foi a presença de uma imprescindível ambulancia no local durante os 5 dias de disputa. No segundo dia a ambulancia que deveria estar presente desde a manhã, só compareceu à tarde. Por isso a organização optou por contratar uma ambulancia particular para os dias subsequentes. A primeira prova teve incio somente às 4 da tarde pois alguns descontentes com a longa espera se retiraram para almoçar. Isso gerou consequencias já no mesmo dia. Das 13 provas previstas apenas 7 foram disputadas e os dias posteriores tiveram os horários reescalonados de forma que no ultimo dia restaram 6 provas antes da seminal e final.
Quem esteve de mau humor pela espera acabou se rendendo à razão pois no qualify de uma das provas dessa tarde o piloto Renatinho Junior se envolveu num acidente que acabou resultando numa visita sua ao hospital para umas radiografias. Mesmo assim terminou em quinto na sua categoria, o IKWC - 50 para pilotos com peso inferior a 50 kgs.
Mais uma vez o evento fica sem a ambulancia momentaneamente, o que gera mais um atraso pois ao final da tarde o pôr do sol dificultou a visibilidade em alguns pontos e a ultima prova do dia foi realizada apenas quando a nossa principal fonte da vida não estava mais visivel no horizonte.
O dia da final foi palco de uma manifestação de descontentamento, o que não é nenhuma novidade em provas de velocidade. A brasileira Monica Costa empatou com a belga Justine Vanwynsberghe. As duas finalizaram com 69 pontos cada. Incrivelmente, as duas obtiveram exatamente a mesma pontuação nas 3 primeiras provas. A quarta prova foi a que definiu o desempate dando vitória à belga. Monica Costa não aceitou o resultado de uma das provas e por conta disso não compareceu ao pódium para a premiação. Eu não deixaria de comparecer pois a dificuldade de se obter um pódium na categoria é imensa. A preparação na verdade começa bem antes do campeonato.
O site da categoria ainda não divulgou fotos do pódium, razão pela qual reproduzi a mesma foto da equipe Larimax onde aparece o atual campeão mundial Maxwell Jansley.
Parabéns aos organizadores, com uma ênfase especial da minha parte ao amigo Ed Cordeiro (sexto colocado na Masters) que eu sei que fez das tripas coração para que o campeonato fosse realizado. Em 2010 tudo volta à cidade de Phoenix no Arizona.
Em Macaé, a primeira disputa no Brasil, o número de participantes subiu para 163, entre eles 123 brasileiros. Num grid desses aumentam as possibilidades de uma vitória de um brasileiro na final. E foi o que se deu com a participação de Maxwell Jansley que somou 158,5 pontos.
O mesmo garoto que é integrante do time que venceu a Nations Cup que é a prova de abertura, marcou tres vitorias nas disputas iniciais. Todas elas na frente de outros pilotos que são veteranos na categoria. Essa é a primeira participação dele no campeonato. Bem perto dele na pontuação veio Gustavo Loureiro com 155,5 pontos e em terceiro lugar Ruben Bouttens da Holanda com 147 pontos.
Sei que essa edição do IKWC vem sendo preparada desde o ano passado. E sei que houve um empenho grande dos organizadores para que se realizasse. Mas nem sempre é possivel que tudo corra às mil maravilhas e nem que se consiga contentar gregos e troianos.
O evento foi suportado pela prefeitura de Macaé que ficou responsável pela infraestrutura. Um dos itens que coube ao município foi a presença de uma imprescindível ambulancia no local durante os 5 dias de disputa. No segundo dia a ambulancia que deveria estar presente desde a manhã, só compareceu à tarde. Por isso a organização optou por contratar uma ambulancia particular para os dias subsequentes. A primeira prova teve incio somente às 4 da tarde pois alguns descontentes com a longa espera se retiraram para almoçar. Isso gerou consequencias já no mesmo dia. Das 13 provas previstas apenas 7 foram disputadas e os dias posteriores tiveram os horários reescalonados de forma que no ultimo dia restaram 6 provas antes da seminal e final.
Quem esteve de mau humor pela espera acabou se rendendo à razão pois no qualify de uma das provas dessa tarde o piloto Renatinho Junior se envolveu num acidente que acabou resultando numa visita sua ao hospital para umas radiografias. Mesmo assim terminou em quinto na sua categoria, o IKWC - 50 para pilotos com peso inferior a 50 kgs.
Mais uma vez o evento fica sem a ambulancia momentaneamente, o que gera mais um atraso pois ao final da tarde o pôr do sol dificultou a visibilidade em alguns pontos e a ultima prova do dia foi realizada apenas quando a nossa principal fonte da vida não estava mais visivel no horizonte.
O dia da final foi palco de uma manifestação de descontentamento, o que não é nenhuma novidade em provas de velocidade. A brasileira Monica Costa empatou com a belga Justine Vanwynsberghe. As duas finalizaram com 69 pontos cada. Incrivelmente, as duas obtiveram exatamente a mesma pontuação nas 3 primeiras provas. A quarta prova foi a que definiu o desempate dando vitória à belga. Monica Costa não aceitou o resultado de uma das provas e por conta disso não compareceu ao pódium para a premiação. Eu não deixaria de comparecer pois a dificuldade de se obter um pódium na categoria é imensa. A preparação na verdade começa bem antes do campeonato.
O site da categoria ainda não divulgou fotos do pódium, razão pela qual reproduzi a mesma foto da equipe Larimax onde aparece o atual campeão mundial Maxwell Jansley.
Parabéns aos organizadores, com uma ênfase especial da minha parte ao amigo Ed Cordeiro (sexto colocado na Masters) que eu sei que fez das tripas coração para que o campeonato fosse realizado. Em 2010 tudo volta à cidade de Phoenix no Arizona.
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