Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Copa São Paulo de Kart - Vale a pena assistir.

No sábado passado a manhã estava com temperatura bem amena, pouca humidade e nuvens no céu que sinalizaram uma incerteza do tempo para o resto do dia. A caminho do Kartódromo Granja Viana, onde foi disputada a Copa São Paulo de Kart, algumas gôtas apareceram no meu parabrisa. Pensei na eventual correria no boxes para troca de pneus. De fato chovêra por lá na manhã. Mas ao chegar no kartódromo que estava totalmente lotado, peguei uma das últimas vagas no estacionamento e saí andando para o box com tempo bom.

Cheguei na hora em que estavam dando a volta de apresentação os pilôtos da Sport400, entre êles os meus amigos Ricardo Talarico e Luiz Brás. A prova foi vencida com folga por Yuri Alves. Tanto que nas voltas finais era visível a sua atitude de administrar a liderança. Luiz Bráz terminou em oitavo e Ricardo Talarico, por mais que tentasse, não conseguia carburar o seu kart, tendo passado umas 5 vêzes na reta com a mão na agulha. Fechou a prova em 17o. A prova foi no sentido anti-horário num traçado que eu gostaria de saber que número tem, já que naquela pista há muitas opções. Vou tentar saber do kartódromo se isso está numerado e se conseguir os traçados e seus números vou divulgar aqui.

Na sequência veio uma prova que dá gosto vêr. A cadête com garotinhos com menos de 10 anos de idade pilotando karts com motor 4 tempos de 5 hp´s. Não foram lá para passar vergonha. Na largada a agressividade resultou em pequenas colisões antes da primeira curva onde sempre há alguém se encontrando pois o espaço é muito pequeno, a curva muito fechada e em declive. Enquanto na Sport400 os pilôtos andaram na casa dos 50s, na cadête o tempo foi para pouco mais de 53. Andam muito próximos uns dos outros e o bôlo inicial demora a se desfazer. No final na última curva a prova se definiu quando um dêles fez a sua última tentativa de conquistar a vitória mas acabou saindo destracionado na reta da tôrre de cronometragem. Gostei da exibição, é muito legal ver essa meninada pilotando.

A Shifter é o ponto alto do dia. A largada é simplesmente alucinante. É incrível como os karts crescem após a bandeirada. A adrenalina é tão intensa que contagia quem assiste. Baixada a bandeira os karts práticamente são atirados para frente tal é a aceleração. Como em qualquer largada procuram o espaço vazio no meio do grid e a chance de se tocarem é grande, como de fato aconteceu. Não assisti a prova até o final, mas depois eu conversei com o amigo Carlos, que está começando na categoria. A arrancada é realmente bruta, pouco mais de 2s de 0 a 100 km/h. No traçado sentido horário onde a reta é decida, chegam na hum a mais de 130 km/h. Usam sempre os pneus amarelos da MG, o que dá para um treino e uma prova no máximo. Num kart com essa performance faz diferença o lado da pista no qual você larga. Onde não há borracha traciona menos. Isso também complica a largada. É brinquedo de gente grande. Mas quem vê uma largada dessa fica com vontade de participar. Mas precisa ter braço e não apenas vontade. Naquêle traçado a volta se dá na casa de 47s. Três segundos mais rápido que a Sport400 é uma diferença respeitável.

Infelizmente não tenho os meios necessários para me divertir numa categoria mais competitiva. Mas de qualquer forma pista, box, kart e tôdo o clima ligado à isso, é a minha sintonia. Êsse mundo das provas de velocidade sempre me cativou. Acho que eu devo acompanhar mais e melhor.

Abaixo duas fotos de amigos.
Ricardo Talarico ao lado do monoposto da Fiat cuja categoria se intitula Fórmula Future Fiat e tem Felipe Massa como incentivador.

Na seguinte, uma figura constante no kartódromo que já deve ser parte do patrimônio. Ao menos do social já é. Albano Macêdo, gaúcho de Santa Maria, bôa gente e que fala sem parar. Mas é bom ouvir. Bom papo, ótima pessôa. Gosto de conversar com êle. Na foto está curtindo um relax grátis por conta da Espaço Saúde.




 

fotos: Amigos Velozes 

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma postagem 10... Parabéns amigo! Quanto ao Albano, o "vovô" é tão rápido que, mesmo sentado nessa cadeira é capaz de fazer a melhor volta... rs.
Abração,
Marcelo Nogueira