Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fundo de baú!


 No ano de 1955 este que vos fala veio heróicamente ao mundo por parto natural às 6:30hs da manha de um sábado. Foi festa em casa, óbvio, mas não sei porque apenas lá foi festejado. O mundo estava ocupado com outras coisas e não se deu conta do meu surgimento.

O ano de 1955 teve outros acontecimentos além do meu nascimento. Quase 3 meses antes havia falecido o genial físico teórico Albert Einstein, o tal que propôs a teoria da relatividade que acabou influenciando grandemente a ciência do século passado.

Bill Gates nasceu nesse ano. É incrível, êle está milionário, eu pobre, e ainda por cima obrigado a usar os programas dêle desde os primeiros.

A lanchonete mais conhecida do mundo, o McDonald´s, foi criada nesse ano.

O mundo estava dividido em 2 e havia uma organização de cooperação militar chamada NATO (ou OTAN em português) onde cada um dos seus membros se comprometia a defender conjuntamente outro membro do grupo que fosse atacado militarmente. A entrada da Alemanha Ocidental nesse bloco acabou motivando o surgimento de outra organização formada por países comunistas, que acabou sendo conhecida como Pacto de Varsóvia, por ter sido criada na cidade polonesa de Varsóvia. O propósito era o mesmo da NATO, porém os integrantes eram seus antagonistas políticos.

Aqui no Brasil terminou prematuramente o governo Café Filho e este foi substituido por Carlos Luz. Mas Luz ficou apenas 3 dias na presidencia e no seu lugar entrou Nereu Ramos. Este mais tarde transmitiu o poder ao eleito para a presidencia, Juscelino Kubitschek de Oliveira que ficou conhecido como “presidente bossa nova”.

Isso não deixava o Brasil tão contente. Havíamos perdido a Copa do Mundo no nosso próprio quintal, derrotados pelo Uruguay em 1950. Não bastasse isso, em 1954 terminamos em sexto lugar nas quartas perdendo para a Hungria. Nosso futebol era importante mas era ruim.

A argentina estava sob o comando de Juan Domingo Perón que acabou deposto nesse ano pelos militares e exilou-se no Paraguay.

Com o mundo desse jeito, aconteceu na europa a tradicional 24 hs de Le Mans. Essa edição acabou sendo a mais trágica prova do automobilismo mundial. O Mercedes-Benz pilotado por Pierre Levegh colidiu com o Austin-Healey de Lance Macklin e por fim acabou se lançando contra a arquibancada e explodiu matando 77 pessôas. A corrida continuou mesmo assim e foi vencida pela equipe Jaguar com Ivor Bueb e Mike Hawthorn. A Mercedes retirou-se das corridas em sinal de luto. Sómente em 1987, retornou ao mundial de marcas e de forma triunfante.

O bi-campeão de F1 Alberto Ascari que pilotava pela Lancia bateu em Monza com uma Ferrari na curva que depois levou o seu nome e ali faleceu.

A Indy500 era parte do calendário e Bill Vukovich, que vencera essa mesma prova nos dois anos anteriores, faleceu num acidente na de 1955.

A F1 não se resumiu a tragédias. Stirling Moss fez barba, bigode e cabelo na sua primeira vitória na F1 estabelecendo também a pole e a volta mais rápida.

Juan Manoel Fangio ganhou esse campeonato que se encerrou em Monza. Participou desta prova pilotando um Gordini o brasileiro Nano da Silva Ramos que abandonou a prova com problemas na bomba de combustível. Foi o terceiro campeonato ganho por Fangio.


Nenhum comentário: