Páginas

domingo, 13 de setembro de 2009

GP de Monza - uma vitória que traz lembranças.

Vencer em Monza é coisa de um grande significado. É prova de habilidade, de competencia. Quem vence lá experimenta a glória. E para quem assiste pode levantar algumas lembranças.

De todas as corridas do campeonato a que eu considerei a mais interessante foi a de hoje e não apenas pela sensacional vitória de Barrichello. Em dois aspectos essa corrida me lembrou um pouco a F1 do passado que nós gostávamos tanto de assistir.

Primeiro o desempenho da Brawn. A equipe Lotus, onde pilotaram os nossos 3 campeões de F1, desde os tempos do lendário Jim Clark e Graham Hill se mostrava como uma equipe a fazer história. Em 72 pelas mãos de Émerson, que já garantira pelo seu desempenho o único título póstumo da F1 no ano em que Hindt falaceu nesse mesmo circuito de hoje, a equipe Lotus era a grande força naquela fase da F1. E foi aqui nesse mesmo circuito que o seu piloto Émerson ganhou o primeiro título de F1. Nos anos que se seguiram se manteve na briga até conquistar o último título com Mário Andretti. A Brawn com o seu desempenho ímpar na corrida de hoje deixa claro para todos que tem os requisitos primordiais para disputar a ponta em condições variadas. Fez dobradinha no circuito mais veloz da F1 num momento em que práticamente se encontra com o título nas mãos, situação essa que foi sendo conquistada ao longo do campeonato em outros circuitos bem diferentes do de hoje. Fica a impressão de que é a equipe a ser batida no futuro e não apenas uma sortuda numa temporada histórica.

Claro, uma comparação entre as duas não faz sentido. Mas a Brawn pode muito bem ser uma nova força que veio para ficar a longo prazo.

O outro momento da corrida que chamou muito a atenção foi uma autentica presepada que curiosamente se transformou numa briga de facas nos dentes entre os pilotos da Toyota no final da prova. Quem está assistindo uma corrida, seja este um membro da equipe ou mero espectador, está sempre atento às ultrapassagens mas o que pode desviar a atenção totalmente são as disputas acirradas. E não tem sido comum na F1 disputas como essa de hoje entre os pilotos da Toyota que por pouco não colocou os dois para fora da pista. Já vimos filmes como esse no passado.

Um último acontecimento que mudou o panorama, mas por conta de um resultado negativo, foi a batida de Hamilton. Aparentemente ele não tangenciou tão bem como o fez durante toda a prova e acabou escorregando um pouco mais até a zebra de fora. Aí se foi a corrida e vários pedaços caros do carro. Um belo prejuízo para a equipe e uma surpresa não imaginada por ninguém.

Acho que a F1 pode sim estar entrando numa nova trajetória onde se tornará mais atrativa do que foi nos últimos anos e assim fazer com que acordemos cedo num domingo destinado a principalmente ver essas corridas.

E o ponto mais interessante de todos óbviamente é a vitória de Rubens. Pilotou e venceu com a cabeça e em equipe. Trabalhou muito bem mesmo, uma pilotagem fina, muito profissional. No meu entender ele está no ápice da carreira. Ganhando ou chegando em segundo nesse campeonato, tanto a atuação dele como a de Button será valorizada. Vai ser disputa concentrada entre esses dois e a vitória deve ser dar por uma diferença muito pequena. O público, e ele mais ainda, anseia por uma vitória dele em Interlagos. Seria uma glória mas é bom lembrar que campeonatos se ganham em suados capítulos onde cada um é uma estória nova. Tomara que ele consiga.

Um comentário:

Cioara Andrei disse...

Foarte interesat subiectul postat de tine, m-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazu am sa mai revin cu siguranta.
O zi buna!