Páginas

domingo, 18 de outubro de 2009

Barrichello - poderia ter sido pior.

O final de semana foi o melhor da F1 de 2009. Muita vibração, muita gente nas arquibancadas, muita incerteza, muitas dificuldades e também muitas ultrapassagens. Sem dúvida nenhuma a etapa de Interlagos foi a melhor do ano e no meu entender dá respaldo à minha noção de que corridas de F1 devem se dar em pistas de competição e não em ruas.

O sol, ao contrário da leitura de muita gente foi favorável à todos, inclusive Rubens. Button teria muita dificuldade na chuva saindo lá de trás mas não é necessáriamente verdade que não superaria os da frente ao longo de 70 voltas. Numa corrida em pista sêca Rubens pôde usar toda a capacidade do seu carro e tentar o que mais necessitava que era a vitória. Êle têve sorte junto de competência na classificação. Os seus maiores concorrentes ficaram tôdos lá atrás no grid. Mas Rubens mesmo tinha a consciencia de que não pode depender de clima para vencer uma prova.

A êle só restava dar o máximo já que poderia controlar única e tão sómente a sua própria prova. A torcida, coisa para qual o brasileiro dá um imenso valor, também fez a sua parte, mas mais uma vez a corrida foi decidida no asfalto mesmo. Como deve ser em todas as outras ocasiões.

Ninguém poderia imaginar que viessem lá de trás os concorrentes de Rubens por conta de acidentes onde participaram pilôtos cujos pontos obtidos não mudariam a história do campeonato.

Nem Rubens poderia esperar que um pneu perdendo pressão lhe tirasse as últimas chances de levar a decisão para a última prova. Aí, ao contrário do que costumam dizer, eu penso que Rubens teve sorte. Sorte de ter telemetria que lhe indicasse que a vibração era originada por um pneu furado. Caso contrário teria corrido o risco de retornar aos boxes se arrastando na pista e transformar a festa da pole num amargo desastre. É claro que ninguem ao menos pensa na possibilidade de ter pneu furado e isso representa uma grande perda numa hora decisiva, mas poderia ter sido uma perda maior ainda.

O campeão já está definido mas o campeonato ainda não terminou e veremos daqui a 15 dias os mesmos pilôtos mostrando o que sabem numa pista onde nunca andaram. E a disputa de então será entre Vettel e Rubens. E penso que vai valer a pena assistir. 

Finalmente, embora Rubens não tivesse conseguido o almejado campeonato e nem a vitória em Interlagos, mostrou que está em condição de combate. Disputar a ponta de um campeonato de F1 é uma coisa dificílima. E nas condições que êle o fêz nas últimas provas o qualifica para mais um ano na categoria. Eu diria mais dois. Se diz que irá para a Williams. Pode ser, mas espero que seja com a mesma vontade que chegou no autódromo nesse final de semana.


Nenhum comentário: