Páginas

sábado, 17 de outubro de 2009

GP de Interlagos - Chuva é bom pra quem?

Saí cedinho para ir na padoca e o tempo estava ruim, chuvinha fina. Mas isso é pela manhã bem cedo quando o ar está muito frio. Não quer dizer que será assim o dia todo. Como é comum no clima da terra da garôa você acorda com um tempo e finaliza o dia com outro. E não deu outra. Agora pouco saiu um sol, o céu está começando a limpar e a chuva sumiu. O autódromo não é muito longe daqui e portanto o tempo lá é o mesmo daqui.


Logo mais às 2 da tarde tem o treino classificatório que eu penso que vai ocorrer embaixo de sol e pista seca. Temperatura do ar baixa o que faz muito bem para os motores.

Acho que o qualify de hoje será a parte mais emocionante do final de semana. Classificação é muito importante em Interlagos que virou pista travada com poucas opções de ultrapassagens que muitas vezes ocorrem por deficiencia de alguem ao invéz de arrojo de outrem. Básicamente há a freada do S do Senna onde o erro de um normalmente significa a perda da posição, a reta e a curva no final e depois disso só o que vem após a junção.

Interlagos é a segunda pista mais curta da temporada com 800 metros a menos que a ultima do campeonato onde ninguem andou ainda. No ano passado Timo Glock interferiu na decisão do campeonato mas não participou disso ativamente como muita gente disse. Para quem não se lembra começou a chover no final da prova e se ele viesse para o box trocar pneus acabaria terminando a corrida mais atrás. Por isso é que ele continuou com os pneus de seco. A equipe óbviamente ponderou que o tempo de box seria longo demais naquelas circunstancias. A saída do box de Interlagos é ruim comparando-se com outras pistas.

Contráriamente ao que todos dizem eu acho que se fizer tempo seco será melhor para Barrichello. Ele é muito bom na chuva mas como o Senna mesmo dizia chuva é loteria. Imagine pilotar uma coisa com 700 hps para empurrar numa pista molhada. Eu diria que o Glock foi milagroso ano passado ao conseguir terminar sem rodar. Para Button a chuva não seria mal negócio. Rubens precisa fazer o melhor possível, o mais proximo da perfeição e ainda assim corre o risco de perder o campeonato. Button está administrando vantagem e com certeza fará uma corrida conservadora, ou no mínimo sem nehum arrojo. Por melhor que Rubens seja na chuva, Button não é ruim e nem cego e conseguiria administrar essa adversidade também, enquanto que Rubens necessitará escapar dele ou persegui-lo o tempo todo, seja no seco ou no molhado. E convenhamos, no seco é mais fácil. Os dois teem necessidades bem distintas nessa prova.

Para Vettel tudo que vier é lucro e portanto podemos esperar uma bela atuação dele. E não vejo porque ele se preocuparia com a disputa alheia sendo que ele tem chances matemáticas de ganhar embora isso seja pouco provável que se torne realidade. Ele deve estar no meio da briga dos outros dois.

Já que a pista é uma das mais curtas e o box longo, a posição de largada é importantíssima assim como uma estratégia impecável. Portanto do meu ponto de vista a corrida já começa hoje mesmo. Vamos aguardar.


Nenhum comentário: