Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Desde o qualify até a bandeirada - assim será a decisão na Master do KSP



A última etapa do Kart São Paulo, que definirá o campeão de 2009, será uma briga por tempos e posições até a última curva. A disputa do quarto lugar vai ocorrer a partir do 4o. colocado na tabela, Edson Correa, e os que o seguem imediatamente. Se vencer a prova, Edson Correa subiria para 230 pontos, sendo que o atual 3o. colocado, Claudio Abdo soma no momento 234 pontos. Mesmo não comparecendo na prova, Claudio Abdo já tem o terceiro lugar assegurado pela diferença de pontos em relação ao Edson Correa.

As primeiras 3 posições do campeonato de 2009 serão decididas entre os atuais 3 primeiros da tabela, Mogar, Otto e Abdo. Caso vença a prova, o Mogar é o campeão, independentemente da posição de chegada dos outros dois. O desempenho dos 3 no ano de 2009 justifica muito bem a colocação atual de cada um no campeonato. O Mogar tem 4 vitórias, enquanto que os outros dois 3 vitorias cada um. O Otto foi ao pódium 9 vezes contra 8 vezes do Mogar e o mesmo número do Abdo. Entre o primeiro e o terceiro do campeonato há uma diferença de 10 pontos apenas, quando estão em jogo até 31 pontos para o vencedor da última etapa.

Caso o vencedor seja o Otto com o Mogar em segundo, este também seria o campeão. Para que o Otto seja o campeão com vitoria na ultima etapa, o Mogar não poderia ir além da sexta colocação na prova.

Se o Claudio vencer mas o Otto for o segundo colocado, a diferença entre eles será de apenas um ponto a favor do Otto. Nesse caso o Mogar deveria terminar no máximo em 9o para que o Claudio fosse o campeão por uma diferença de apenas um ponto para o Mogar, mas com a dificil missão de ter cravado pole e volta rápida juntos.

Caso o Mogar vença e o segundo seja o Claudio, este será o segundo do campeonato mesmo com o Otto em terceiro na prova, mas com uma diferença de apenas um ponto enre eles.

Isso tudo sem levar em consideração os pontos obtidos por pole e volta rápida. Enfim, a disputa pelos 3 primeiros lugares do campeonato vai começar ainda na classificação e conforme a colocação dos tres no correr da prova, a volta rápida pode empatar ou até decidir o campeonato.

Com o Claudio precisando tirar uma diferença de dez pontos na ultima prova, este ficará muito dependente do desempenho do Mogar, mesmo que vença a prova. Ao contrário, o Mogar pode se dar ao luxo de apenas fazer umas contas de cabeça e assim poder administrar a situação. Desde que o Otto e o Claudio estajam atrás dele, será o campeão. Se os dois estiverem à frente, o Mogar não precisará lutar para ultrapassá-los, bastando simplesmente não perder contato.

Uma coisa já é prevista entre esses tres na final - haverá troca de karts com certeza. A pole interessa aos tres e pode ser o fator de definição.

Atrás dessa briga, o muito provável quarto colocado do campeonato deve ser o Edson Correa. Tem uma vantagem de 12 pontos para o Rodrigo Moura, o que faz com que tenha que ser atento para a posição do Rodrigo Moura durante a corrida. Logo atrás desses estão o Valdir Cabeção e o Paulo Stella empatados. Vantagem para o Paulo Stella que tem zero pontos de descarte. Assim sendo, uma única posição acima do Valdir é o suficiente pra terminar à frente deste no campeonato. Daí para o Edson a coisa fica mais complicada pois a diferença entre eles é de 21 pontos. Isso coloca o Paulo como muito provável quinto do campeonato.

Será uma prova sensacional, que mostra que o sistema de pontuação está muito coerente com o intuito de gerar disputas durante toda a temporada. O grande responsável por essa homogeneidade é o critério de divisão entre Master e Light, que é de diferença de desempenho. Mas há outro ponto forte do nosso campeonato que muitos esquecem. As bolinhas dos karts sorteados não voltam para o globo, o que impede que voce saia com o mesmo kart duas vezes no caso de mais de uma troca.


Nenhum comentário: