Um dia no inicio deste ano estava na porta do box conversando com Luiz Pereira Bueno quando passou à nossa frente um Maserati indo para a pista.
V8 é V8! - disse êle.
No seguimento da conversa eu perguntei se êle não sentia vontade de pilotar e a resposta foram as habituais justificativas de um homem de 72 anos.
É muito conhecida a finesse da pilotagem de Luizinho. Hoje quando converso com gente mais jovem que eu, vejo que muitos relacionam a pilotagem à pressão no da direita. Na verdade, na pilotagem de competição o da direita é função da guiada. Tem muito cara arrojado por aí, que não vira tempo baixo porque tem uma imensa preocupação com a bota. Caso inverso de Luiz que no livro de Jan Balder é mencionado como o piloto mais completo da sua época.
Fora ser bom conhecedor de mecânica, o que além de ser mérito é um ítem importantíssimo na formação de um piloto, Luiz pilota com muita suavidade, sem exageros e procurando constantemente traçado preciso. Assim o carro oscila o mínimo possível e mantém o eixo o máximo possível na direção do traçado. Como se costuma dizer, pilota “na ponta dos dedos”.
Acelera-se conforme a guiada, e quem guia mais acelera mais. Luiz é professor dessa matéria.
No dia 10/11, o mestre da pilotagem fina, mostrou de novo as suas habilidades no autódromo de Interlagos. Achei a nota a esse respeito no Blog do Mestre Joca, no post MESTRE É MESTRE....!.
O Mestre deu 26 voltas com um dos Maverick´s V8 da MFG Racing Team e marcou na melhor passagem o tempo de 2´02,967”.
No blog do piloto http://luizpereirabueno.blogspot.com, há mais fotos do dia. Por sinal o blog anuncia também a criação de um website que estará no ar nos próximos dias.
Uma coisa que considero muito significativa nesse evento, é o fato de que apesar da idade nos trazer um certo número de limitações, é possível que alguem com boas condições físicas e mentais possa praticar as atividades de que mais gosta, nesse caso específico um esporte exigente. Aí entra um fator que prevalece sobre os cabelos embranquecidos - a cabeça. Motivação e uma atitude mental que facilite a interpretação das coisas, são ótimos ingredientes para se sentir jovem e pronto para a vida.
Parabéns ao nosso maior mestre da pilotagem fina.
V8 é V8! - disse êle.
No seguimento da conversa eu perguntei se êle não sentia vontade de pilotar e a resposta foram as habituais justificativas de um homem de 72 anos.
É muito conhecida a finesse da pilotagem de Luizinho. Hoje quando converso com gente mais jovem que eu, vejo que muitos relacionam a pilotagem à pressão no da direita. Na verdade, na pilotagem de competição o da direita é função da guiada. Tem muito cara arrojado por aí, que não vira tempo baixo porque tem uma imensa preocupação com a bota. Caso inverso de Luiz que no livro de Jan Balder é mencionado como o piloto mais completo da sua época.
Fora ser bom conhecedor de mecânica, o que além de ser mérito é um ítem importantíssimo na formação de um piloto, Luiz pilota com muita suavidade, sem exageros e procurando constantemente traçado preciso. Assim o carro oscila o mínimo possível e mantém o eixo o máximo possível na direção do traçado. Como se costuma dizer, pilota “na ponta dos dedos”.
Acelera-se conforme a guiada, e quem guia mais acelera mais. Luiz é professor dessa matéria.
No dia 10/11, o mestre da pilotagem fina, mostrou de novo as suas habilidades no autódromo de Interlagos. Achei a nota a esse respeito no Blog do Mestre Joca, no post MESTRE É MESTRE....!.
O Mestre deu 26 voltas com um dos Maverick´s V8 da MFG Racing Team e marcou na melhor passagem o tempo de 2´02,967”.
No blog do piloto http://luizpereirabueno.blogspot.com, há mais fotos do dia. Por sinal o blog anuncia também a criação de um website que estará no ar nos próximos dias.
Uma coisa que considero muito significativa nesse evento, é o fato de que apesar da idade nos trazer um certo número de limitações, é possível que alguem com boas condições físicas e mentais possa praticar as atividades de que mais gosta, nesse caso específico um esporte exigente. Aí entra um fator que prevalece sobre os cabelos embranquecidos - a cabeça. Motivação e uma atitude mental que facilite a interpretação das coisas, são ótimos ingredientes para se sentir jovem e pronto para a vida.
Parabéns ao nosso maior mestre da pilotagem fina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário