Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Stock Car - Ricardo Maurício é o primeiro vencedor no Velopark

Como eu imaginei, a corrida não terminaria como começou. Houve toques, acidentes, safety car e o resultado final acabou alterando o panorama do campeonato. Mas infelizmente, como muitos, eu assiti apenas alguns momentos no final da corrida pois hoje aconteceu em São Paulo a Maratona, que na feminina foi vencida brilhantemente pela Marizete, a mesma vencedora da edição de 2009. É de impressionar o corpo dessa atleta que não mostra uma grama de gordura sequer, só músculos. Na masculina três quenianos em sequência.

Após a Maratona a Globo mostrou o início da prova que milagrosamente não patrocinou um strike logo na primeira volta. Eu nunca tinha visto o Velopark e pela televisão ninguém consegue tirar uma conclusão que seja bem aproveitável.

De fato o final da reta é um desafio à habilidade pois a pista afunila na saída e ao contrário de Interlagos se o cara sai fora da curva dá no muro e acabou-se a prova. Mas me chamou a atenção que alguns não conseguiram frear nem nas baixas velocidades. Tive a impressão de que o asfalto não é exatamente o melhor para os pneus empregados na categoria. E além disso a pista é visívelmente ondulada.

No frigir dos ovos muita gente perdeu um dinheiro razoável em pequenos acidentes. Acho que as equipes vão fazer as suas considerações sobre a condição de pista. Como prova inaugural do Velopark podemos dizer que tudo se saiu relativamente bem. O autódromo vai levar em consideração uma análise desse evento, e com base nisso deve realizar modificações na pista, principalmente nas curvas fechadas. Também as áreas de escape me pareceram inacabadas em alguns pontos. É bem provável que a próxima prova da Stock nessa pista encontre uma condição diferente da atual.


Ricardo Maurício, que largou na segunda posição, venceu a prova seguido por Átila Abreu e Júlio Campos. Popó Bueno perdeu uma posição em relação ao grid de largada e finalizou em quarto. Diego Nunes, que largou uma posição atrás de Nonô Figueiredo, avançou na disputa e terminou em 5o. Cacá Bueno que dessa vez têve uma participação melhor que as anteriores, terminou em 6o. Luciano Burti veio da distante 23a. colocação e terminou em 7o., o que lhe coloca na 17a. posição no campeonato. Nada mal para quem estava quase no final da pontuação. Outro que avançou bastante na prova foi Lico Kaesemodel que largou em último e terminou na 16a. colocação.

Nonô Figueiredo avançou apenas duas posições em relação à largada e assim terminou em 11o., o que resultou numa perda de posições no campeonato, figurando agora no quarto lugar. Tudo isso se deve às alterações que ocorreram durante a prova, por exemplo o abandono de Max Wilson que por conta disso acabou na última colocação no Velopark. Não fôsse isso o campeonato estaria definido de outra forma. Assim, Átila Abreu que terminou em segundo é agora o líder do campeonato seguido do vencedor da prova, Ricardo Maurício. Em terceiro Max Wilson, em quarto Nonô, em quinto Khodair que terminou em 20o. e desceu uma posição no campeonato. Júlio Campos é o sexto.

A briga pelos pontos permanece com mais ou menos as mesmas diferenças em relação à etapa anterior, mas ficou mais apertada entre os dois primeiros porque a diferença entre êles é de 4 pontos e na anterior era de 7. Max Wilson deve sair à caça dos pontos nas próximas etapas e compensar o fim de semana ruim. O mesmo deve se dar com Valdeno Brito que terminou apenas na 20a. colocação mas não fez a pole de graça e é sim candidato a interferir nos resultados.

Resultados que são um autêntica incógnita na próxima etapa. Hoje foi a inauguração do Velopark e a próxima etapa será em Ribeirão Preto em pista de rua, onde a categoria nunca correu. E na sequência é em Salvador onde as ultrapassagens são quase impossíveis. Nas duas a pole vai ter pêso de ouro. Em Ribeirão será dia 6 de Junho e em Salvador sómente em 15 de Agosto. Portanto, campeonato mesmo com jeito de definição sómente em Setembro em Interlagos. Aí sim o circo deve incendiar.

Nenhum comentário: