Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Alonso campeão em Abu Dhabi? Perfeitamente possível.

“Queremos encarar este Grande Prêmio como temos feito com os demais: concentrados em nós mesmos e com os pés no chão. Tentando trabalhar bem e sem cometer erros, com o objetivo de superar os nossos rivais. Tenho dito sempre e repito mais uma vez: fecharemos as contas em Abu Dhabi”

A declaração acima é de Fernando Alonso. Matéria publica no UOL neste link - Alonso festeja cálculos fáceis e evita pressão por repetir feitos no Brasil.

No meu entender Alonso tem muitas coisas que podem levá-lo à conquista do campeonato de 2010. A principal é a pontuação. Ele está 11 pontos à frente de Webber e 21 à frente de Hamilton. Como ainda restam dois GP´s para o encerramento do campeonato, as chances de Alonso vencer são claras.

Mas não é apenas a pontuação que lhe confere essa possibilidade. Fora isso o ítem mais importante é justamente o carro que mostrou evidente evolução do inicio da temporada para cá. Em termos de equipamento eu diria que hoje Red Bull e Ferrari se equivalem. E isso não significa dizer que a Red Bull perdeu dianteira. A Ferrari se empenhou em correr atrás de uma distancia possível de ser diminuída e conseguiu fazer o seu trabalho. Ao mesmo tempo a colisão entre Webber e Vettel no meio da temporada, colaborou para que a Ferrari tivesse uma chance adicional.

E aí entra o Alonso esportista. É preciso levar em conta que os pilotos de F1 não são apenas pilotos mas tambem esportistas profissionais. E nisso Alonso está no topo dessa escala no meu entender. Acredita até a última curva e não desiste da sua atitude porque está é a atitude do competidor consciente. Qualquer ato que caracterize recuo, mesmo que seja minimo, vai ser interpretado como uma forma de desistencia e tambem afetará o clima psicologico do esportista.

Alonso tem consciencia de que está num meio altamente competitivo e que o papel sensato é usar tudo que puder das armas que tem e de forma sistemática, constante. Caso contrário deixará espaço visível par o concorrente. E eu entendo que essa dua postura diante das circunstancias é o que o levará a ser o campeão de 2010. Acreditar foi um dos fatores que o levaram a ser líder nessa fase do campeonato e essa posição de liderança reforça o seu crédito pessoal, a sua motivação própria. Uma coisa que jamais pode faltar aos pilotos.

Mas por outro lado esta sua declaração remete a outros dois pensamentos importantes. Quando ele fala de não cometer erros, está falando em relação também à estratégia. Ele precis ficar na frente de Webber, o que não significa necessáriamente vencer a corrida, tarefa que pode ser dada a outro que não se importe de arriscar mais e assim eventualmente errar tambem.

O outro ponto é o marketing da categoria. Numa conversa com amigos nessa semana citei o fato de que não interessaria ao Bernie que o campeonato se encerrasse em Interlagos. A velha F1 que começou e sempre esteve em pistas européias é coisa do passado e o capitão da categoria está sempre em busca de novos espaços. Por isso temos hoje Coréia e China. E penso que devem entrar no futuro Russia e India.

Assim não é a melhor prática de marketing levar o campeonato já definido em pistas onde o interesse pela categoria precisa aumentar, coisa que já não cabe mais na Europa pelo próprio histórico. O campeonato ser definido em Abu Dhabi dá um reforço na imagem local da categoria, coisa que é necessária para manter a chama dos investidores. Isso já me deixa um questionamento a respeito do futuro de Interlagos. Acho que é possível que a data do nosso GP possa em algum momento ser alterada para o início do ano, como já foi no passado, afim de far espaço para outras pistas onde seria mais interessante fechar o campeonato.

Por tudo isso eu faço a aposta de que Alonso será mesmo o campeão de 2010 e que isso se dará em Abu Dhabi e não em Interlagos. Seja lá onde for eu entendo que ele é o piloto que tem esse potencial. Aguardemos então.

Nenhum comentário: