Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

GP da Coreia - Alonso acreditou e no final levou

Assisti a parte que sobrou do GP e desta a fração em que eu estive acordado. Francamente, Alonso venceu e mereceu, mas no meu entender quem brilhou foi Bernd Maylander, o piloto do safety car. Que ninguem se iluda com o fato de que aquele carro é apenas um carro mais lento que um F1. Seja lá que diabos voce esteja pilotando, estará sempre lidando com a aderencia de 4 pneus. E é senso comum que qualquer carro que trafegue acima de 100 km/h na chuva está sujeito a uma escorregada sem prévio aviso. E eu considero Bernd Maylander um desses pilotos de se tirar o chapéu. Aquele Mercedes não é um carro comum e sim um adaptado na sua performace afim de atender às exigencias do tráfego de uma fila de carros de F1. Não tenho referencias da mecanica daquele carro mas deve ser V8 turbo.

Bernd Maylander mostrou que é o cara indicado para a função. Anda rápido em pista escorregadia, acelera tudo na reta, o que na verdade é arriscado tambem, não erra uma curva e alem de tudo é preciso, volta apos volta igual uma a outra. Parabéns a ele que foi um autentico destaque na pista hoje.

Destaque tambem foi a pressa e falta de planejamento à altura das necessidades na construção do autódromo. Se não tivesse acontecido uma cuva, a corrida se transcorreria de maneira normal e as reclamações posteriores estariam centradas em questões mais pontuais de qualidade da obra. Mas chove no mundo inteiro, ainda, e choveu numa pista onde não havia drenagem suficiente. Nesse ponto eu considero a F1 um tanto exagerada hoje. As pistas de F1 práticamente necessitam ser como pistas de pouso de aviões. O que visivelmente atrapalhou o inicio da prova foi a drenagem. Tanto que quando os carros saíram com o safety car à frente, os pingos de chuva eram diminutos, principalmente se comparados aos dilúvios que costumam acontecer em Interlagos. Portanto, aqui fala-se de deficiencia de pista. E entendo que a própria F1 é reponsável por isso tambem.


Deu-se mal a Red Bull que nao pontuou e tem agora a McLaren muito perto na pontuação. O pé frio da equipe começou com a batida de Webber que rodou ao subir na zebra, coisa que no molhado nao dá chances a ninguem. E depois com a corrida nas mãos, Vettel tem o motor avariado e parou a poucas voltas do final. Melhor para Alonso que fez o clássico papel de acreditar até a ultima volta e venceu a prova, o que lhe coloca na posição de lider do campeonato seguido de Webber e Hamilton.

Quem se saiu muito bem dessa vez foi Schumi que terminou em 5o. ao se beneficiar das saídas dos concorrentes à sua frente. E mostrou que sabe pilotar sim na chuva, não está tão na aposentadoria como muita gente quer. Ainda é um piloto com potencial, mesmo não sendo mais o the best.

No total houve nove abandonos, entre acidentes e quebras. Coisa um tanto aceitável numa pista nessas condições.

Entre os braisleiros que terminaram o melhor foi Massa que acabou em terceiro. Rubens ficou em sétimo tomando ultrpassagens no final já com os pneus sem condição de performance. E Bruno que acabou em penultimo à frente do seu compenheiro Yamamoto.

Nas provas que restam co campeonato Vettel está fora do páreo e a briga vai se concentrar entre Alonso, Webber e Hamilton, com chances muito pequenas para Hamilton que vai depender dos resultados dos outros dois. Qualquer barbeiragem ou má sorte de um deles vai ser o suficiente para dar o rumo final numa unica prova.

A proxima é aqui às 14:00 do dia 7 de Novembro.

Nenhum comentário: