Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

50 ANOS DO KARTISMO BRASILEIRO


foto: Claudio Reis - Planet Kart

No Brasil é comum dizer-se que não temos memória e infelizmente justo eu vou entrar nesse triste time. Mas tento agora fazer um reparo à situação, mesmo que com algum atraso.

No mes de Agosto fez 50 anos que deu-se no Brasil um passo essencial para o surgimento de campeões do nosso mundo da velocidade. Foi quando realizou-se no Jardim Marajoara a primeira competição oficial de karts do Brasil.

Os karts foram construídos por Claudio Daniel Rodrigues, o vencedor da prova, e pilotados por gente como Wilson Fittipaldi Jr., que chegou em segundo lugar, e Paulo Manoel Combacau, o Maneco, em terceiro. A prova foi registrada pelo barão Wilson Fittipaldi e de fora foi observada pelo seu filho Emerson que na época não tinha idade para participar dessas competições, e pelo seu e e meu amigo tambem, Jan Balder.

Dá-se tão pouca importancia a esses acontecimentos, que eu mesmo que organizei uma sessão de homenagem ao Maneco em Janeiro de 2009, deixei passar batido o significativo aniversário.

Digo significativo pois a partir desse evento muitos outros pilotos surgiram pois o kartismo se disseminou no nosso território e aquela histórica corrida foi o estopim. O próprio Maneco foi chamado de professor pois foi ele quem deu aulas de kartismo na sua escola, a Espak, a um considerável contigente de aspirantes à modalidade. Esse perído inicial do nosso kartismo acabou se tornando um verdadeiro celeiro de pilotos. O kartismo brasileiro foi ganhando força progressivamente e não é de se estranhar que dele saíram os nossos 3 campeões de F1, fora os que ainda não ganharam campeonatos na categoria e os que foram pilotar em outras categorias mundo afora.

Os melhores pilotos de ponta do mundo inteiro são unanimes em afirmar que o kart é a forma de pilotagem que mais se aproxima da pilotagem de um F1. Tudo tem um começo, um ponto de partida, e essa corrida foi o dito ponto de partida de um esporte que desencadeou um processo autenticamente campeão.

A imagem abaixo contem o texto que constava do cartaz que criei para anunciar a homenagem ao nosso queridíssimo kartista Maneco. A foto do Maneco foi no box do Kartódromo Internacional Granja Viana no mesmo dia.

Parabéns à todas as pessoas que naquele mes de Agosto de 1960 deram um dos mais importantes passos para que o Brasil pudesse gerar dentro do seu próprio território, competidores de alto nível que acabaram sendo destaque tanto no kartismo quanto no automobilismo mundial. E, não posso esquecer, um grande abraço ao Manecão.

Um comentário:

fernando disse...

E reafirmando a importância absoluta do kartismo como escola para a pilotagem de competição, noto que, com quase absoluta certeza, o Emerson é o primeiro campeão na história da Fórmula 1 que iniciou a carreira vitoriosa pessoal no kart, tendo sido campeão nacional de seu país (não sei se em 65 ou 66) - ele que então não tinha idade legal para poder pilotar carros.

Os campeões mundiais anteriores a ele (Stewart, Rindt, Graham Hill, Hulme, Brabham, Clark, Surtees), e mesmo alguns posteriores (Lauda, Hunt, Alan Jones, Andretti) até onde sei iniciaram carreira já nos carros.
E talvez a linhagewm tenha sido retomada somente com o título de Piquet em 1981. Só não sei do início da carreira de Sheckter, campeão de 1979.

Nem é preciso acrescentar que, na atualidade, nenhum piloto que chega à F1, quanto mais os campeões, não deixam de começar no kartismo.