Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Rato - o nosso grande campeão

Por questões óbvias relacionadas com a minha idade, o meu ídolo do automobilismo é Emerson Fittipaldi. De forma alguma menosprezo a participação dos outros campeões brasileiros, Nelson e Ayrton, nem dos que não foram campeões como Rubinho.

Mas eu entendo que Emerson não é apenas desbravador de territorio e muito menos aventureiro como muita gente pensa ou pensou. Emerson é um cara completo como piloto. Saiu daqui rumo à Ingalterra com uma noção minimamente fundamentada do que significava acertar e pilotar um monoposto. Passou como relampago pelos estagios iniciais e sempre agregou mais um aprendizado. Mais tarde, depois de encerrar a sua carreira de F1, começou tudo novamente na Indy a mais uma vez mostrou que podeia aprender e se adaptar às condições e com vantagens.

Acho que essa união de características faz dele o nosso grande campeão de automobilismo. Eu vejo uma coisa injusta com Emerson quando o comparam aqui no Brasil com outros pilotos. Raramente citam que alem dos titulos de F1 tem um campeonato de Indy e duas 500 milhas. Isso é um curriculum nada facil de ser estabelecido. É preciso estar entre os melhores da história.

A materia deste link do Globoesporte - Depois de 37 anos, Emerson volta a pilotar uma Lotus, leva multa e chora - mostra Emerson andando pela marginal na manhã de hoje com o Lotus 72D, o mesmo com o qual conquistou o seu primeiro campeonato de F1. Alem de ser óbviamente marketing comemorativo, é tambem um reconhecimento do que esse grande campeão é e merece de todos nós. Pouca gente no mundo tem um prazer desses. Grande Rato. Ele merece.

Nenhum comentário: