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domingo, 14 de novembro de 2010

Sebastian Vettel vence em Abu Dhabi e é o mais jovem campeão do mundo

Vettel é o campeão da temporada 2010 de F1 e o mais jovem da história. Era de se esperar que vencesse a prova saindo na pole. Mas ninguem dava como segura a conquista do campeonato. As fichas caíam em Alonso com uma probabilidade menor para Webber. Vettel tinha chances matemáticas de se tornar campeão. Mas para isso não bastaria vencer e dependia dos resultados de Webber e Alonso.

Vettel andou muito rápido, foi muito eficiente, concentrou-se ao máximo no que fazia ciente da vantagem que tinha sobre os outros. Largando na pole tinha a chance de disparar na frente. Liderar é uma tarefa dificil mas Vettel já mostrou mais de uma vez que é capaz de desempenha-la. Fez o que todo piloto deve fazer nessas condições, pensar somente na sua corrida, na sua pilotagem. E o premio da atitude foi uma vitótia e um campeonato. Os dois muito merecidos.

Logo na primeira volta o panorama da definição do campeonato começou a se alterar. Alonso largou duas posições à frente de Webber. Lhe interessava na largada evitar qualquer confusão e impedir que Webber lhe tomasse a frente. Fez uma largada cuidadosa, o que de fato foi uma atitude a se considerar correta. Perdeu uma posição e ficou com Webber extamente atrás.

Mas um pouco depois Rosberg toca de leve a traseira esquerda de Schumacher e este roda parando ao contrário na pista. Liuzzi que vinha mais atrás não teve como desviar e acertou o alemão de frente subindo em cima da sua Mercedes. Por pouco não lhe atinge o capacete.

Entra o safety car e a partir daí começa uma espera por uma relargada. Afim de cumprir regulamento, vários pilotos aproveitaram para ir ao box trocar os pneus. Dada a relargada Hamilton que vinha em segundo teve a proeza de se distanciar de Vettel e assim os de trás já foram desfavorecidos com uma pequena perda de contato com o ritmo do ponteiro.

A partir daí a prova começou a ser tornar monótona e o que se esperava era o óbvio, as estratégias de troca de pneus. Saber quanto tempo ficar na pista e trocar o mais rápdo possível iria fazer diferença na pontuação.

As duas McLaren´s acabaram interferindo no andar da carruagem ao longo da corrida. Começaram e terminaram bem, logo atrás de Vettel e fizeram seus pit stop de forma eficiente e assim puderam manter o seu rendimento e posições ao final da prova. Digo que interferiram pois não erraram em nada e isso dificultou mais ainda a vida de Alonso e Webber.

Na volta 12 Webber veio para os pits e voltou com pneus duros. Na 14 entra Massa. Na 16 se deu o evento que inciou a definição do campeonato. Alonso fez a sua troca de pneus e na volta encontrou Vitaly Petrov à sua frente. E mais tarde Robert Kubica. E assim foi até o final da prova, as duas Renault´s à frente de Fernando Alonso. A verdade é que as Renault´s andavam tanto quando as Ferrari´s. Alonso não tinha equipamento com diferencial suficiente para uma ultrapassagem. Lhe restou esperar que alguem errasse, na pista ou no box, e isso não aconteceu. Alonso tentou tanto uma ultrapassagem que no final da corrida já não tinha penus tão bons assim para uma aproximação mais agressiva e escapou mais de uma vez. Situação que ao final acabou deixando as Renault´s manterem a dianteira até a ultima volta.

Na volta 23 Hamilton veio para troca de pneus, na 25 veio Vettel e Button assumiu a ponta. Mais tarde Button fez a sua troca na volta 40. Na 47 foi a vez de Kubica fazer a sua troca e voltou à frente de Petrov. Se Alonso já não dava conta de uma Renault, menos ainda com as duas juntas.

Venceu Vettel, seguido de Hamilton e Button. Um pódium com 3 campeões do mundo. Alonso finalizou em 7o. e Webber em 8o.

Fernando Alonso protagonizou um show de ego ao final da prova quando fez gestos com a mão ao lado de uma das Renault´s, que se me lembro bem era Petrov. Uma palhaçada da parte de Alonso pois ali naquela disputa estava em jogo a posição na prova e não havia absolutamente nenhuma obrigação da parte de qualquer dos pilotos da Renault de lhe dar passagem. Se Alonso queria estar na frente dos dois era sua obrigação conseguir isso por conta própria e o carro que tinha não era suficiente. Portanto se tinha algo a reclamar, o endereço certo é a sua equipe, a Ferrari.

Ponto positivo para a vitória de Vettel que combateu sozinho na frente puxando o ritmo e sem poder contar com a ajuda de ninguem e tendo atrás de si dois campeões do mundo. Na verdade eu diria que a vitória de Vettel foi nao apenas merecida mas brilhante. Parabéns ao garoto. Ele merece.

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