Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bem-vindo ao PlanetCar, afinal Esse é o Mundo da Velocidade!

(clique na imagem abaixo para ir ao site PlanetCar)





O título do post pode ser lido no editorial que anuncia o surgimento de um novo veículo de divulgação do automobilismo.

Faz alguns anos que o meu amigo Gilberto Gallucci ligou para a esposa de um amigo seu afim de esclarecer alguma dúvida minha que não lembro mais qual era mas dizia respeito ao uso da internet. Foi assim que pouco tempo depois conheci Claudio Reis, o editor do site PlanetKart, portal de notícias exclusivas do kartismo que já têve também uma revista impressa, a PlanetKart Magazine.

Sei bem o trabalho imenso que dá fazer uma revista pois já trabalhei por um período muito curto numa editora de uma revista de aviação. A internet acabou fazendo a maioria das pessôas migrarem da mídia impressa para a mídia eletrônica e hoje o PlanetKart atende, e muito bem, essa tendência.

Seguindo um mesmo padrão editorial, ao mesmo tempo que acompanha as notícias do mundo da velocidade, Claudio Reis decidiu criar o PlanetCar, veículo destinado específicamente ao automobilismo nacional e internacional. Mas com um diferencial muito importante. Assim como o kartismo é a escola do futuro pilôto profissional, as categorias de base do automobilismo são a escada que leva ao posto mais alto do automobilismo profissional de competição.

É normal que a maioria das pessôas se sinta atraída por notícias da F1 mas é preciso lembrar que nas categorias anteriores à F1 acontecem autênticas batalhas na pista, que formam o quadro fiel do drama da pilotagem, a mescla da vitória e da derrota. O automobilismo é um esporte que tem o poder de colocar em evidência tanto os vencedores com os perdedores, muito embora os primeiros sejam os alvos preferidos das atenções.

Galgar os degraus que leva à posição mais alta do pódio desse esporte, é uma tarefa complicada, difícil e emocionante. E pouca a atenção se dá às disputas na base, justamente de onde sairão futuros pilôtos de F1, Indy, Protótipos, e eventualmente campeões. Apenas para lembrar, Jim Clark começou a sua incrível carreira pilotando Gogomobil, um minúsculo carrinho com um motor de 2 cilindros, 2 tempos. Nosso campeão Emerson Fittipaldi surgiu no noticiário capotando um Gordini na Ilha do Fundão no Rio de Janeiro.

Aliás, Claudio Reis, um fanático das histórias desse universo, merece uma bandeira quadriculada de vitória com a sua matéria muitíssimo bem elaborada sobre Jo Siffert, pilôto suíço da F1 que faleceu em trágico acidente numa prova onde Emerson estêve presente e acabou passando ao lado da cena trágica. Esse texto sensacional pode ser acessado na sessão Rearview.

Como curiosidade, faço constar que o PlanetCar é o primeiro portal de automobilismo a fazer uso da terminação .net.br.
Desejo ao amigo Cláudio e tôda a sua equipe a pole position nesse mercado de informação.

Nenhum comentário: