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domingo, 22 de maio de 2011

Vettel vence o Gp da Espanha - é a quarta vitória na temporada

Acordei muito tarde e vi menos que a metade da corrida. Mas deu para apreciar a performance fenomenal da Red Bull. E deu para ver tambem Sebastian Vettel invencível conquistar a sua quarta vitória no ano, coisa que a essa altura já o coloca como franco favorito ao título de campeão, o segundo da sua brilhante carreira. Francamente eu penso que um pilôto que tem tal performance merece ganhar o título mesmo que não tenha adversários colados nele o tempo tôdo.

Nesse aspecto particular a única equipe que pode incomodar Vettel é a McLaren que nas mãos de Hamilton mostrou no final da corrida que pode encostar. Passar é outra questão. E ali naquelas voltas ficou evidente a superioridade técnica da Red Bull. Mesmo com tôdas as possibilidades permitidas no atual regulamento Hamilton chegava mas Vettel abria um pouquinho no miolo, o suficiente para que Hamilton não conseguisse entrar colado na reta, onde as regras atuais lhe dariam uma vantagem.

Fora o carro em si, Vettel também tem uma performance de tirar o chapéu. Segurou atrás de si outro campeão do mundo com um carro muito bom, como faz um pilôto não apenas rápido mas tambem experiente. Simplesmente não têve sequer uma escorregada, um errinho por menor que fôsse. Fez uma corrida excelente e merece os parabéns pela vitória.

Ainda em relação ao carro da Red Bul é preciso considerar mais uma coisa que eu penso ser o grande diferencial desse carro em relação aos outros. Nas regras atuais e com o equipamento disponível, quem tirar o melhor proveito dos pneus fará uma bela corrida e possívelmente estará ao menos no pódio. Mas nas ultrapassagens o da frente fica na literal condição de vítima por causa da regra da asa traseira. Se Vettel conseguiu segurar Hamilton daquela forma eu entendo que a frente do carro dele pode ser chamada de perfeita. Ou seja, Vettel pode por a frente do carro onde quizer. E isso é fundamental para um bom traçado, coisa que se vê volta a volta na pilotagem de Vettel.


Já não é a mesma coisa no caso da Ferrari. Mesmo tendo feito uma bela largada e pulando para a ponta, Alonso causou problemas temporários à Red Bull e com os pneus duros foi superado. Pilotou muito bem mas dentro dos limites do equipamento, coisa que conseguiu atingir continuamente, ao contrário de Massa que simplesmente saiu no final da corrida depois de rodar e mostrar que não tinha tambem aderencia suficiente para levar o carro de forma competitiva. Foi dito que o prblema do abandono foi o câmbio mas eu acho que isso cheira mais a desculpa do que realidade.

Não é o caso da McLaren que subiu no pódio com os dois pilôtos e portanto também tirou um bom partido dos seus pneus e definitivamente é a única equipe em condição de incomodar a Red Bull. E tem dois campeões do mundo que parecem se entender muito bem na pista, um ótimo sinal.

Quem mostrou que não está na fila da demissão foi Schumi que largou na 10a. colocação e terminou em sexto atrás de Alonso e à frente do seu companheito Nico. Melhorou o carro, não há dúvidas, e o alemão ainda é o alemão. Acho que pode surpreender daqui para frente.

Outro que teve uma corrida que pode ser chamada de feliz foi Nick Heidfeld. Não há dúvidas de que a sua escolha para titular foi acertada. Saiu da última posição para terminar em 8o. Mostrou que o carro é bom, e êle tambem. Caso oposto da Williams. Rubens largou lá no fundão e por lá permaneceu. Fechou a prova em 17o. tendo largado em 19o. Maldonado então foi lamentável, largou em 9o. para finalizar em 15o., um retrocesso impressionante que no caso dele passa batido por ser o seu ano de estréia. Mas também denuncia as condições do carro - horríveis.

No final dos resultados as equipes de sempre que não têem como sair do patamar de performanve em que se encontram.

Agora resta aguardar Mônaco no próximo Domingo, mesmo dia em que se comemora (e acontece a corrida) os cem anos da 500 Milhas de Indianápolis. O canadense Alex Tagliani sai na pole. Dario Franchitti foi o vencedor no ano passado, e como se sabe, a pole não significa necessariamente vitória pois a prova é muito longa e há muitos pit stops.

Não foi isso que aconteceu no ano passado na F1 em Mônaco onde Webber fêz a pole e ganhou a corrida. Mas nesse ano ninguem pode em sã consciencia fazer qualquer prognóstimo sobre Mônaco pois os 20 pit stops que foram realizados na edição do ano passado, nesse serão ao menos 40. A pista é a mais travada, tem muitas freadas e reacelerações em tôdas as voltas e isso sem dúvida compromete os pneus. Mas eu aposto sem maiores problemas em um pódio com pilôtos da Red Bull e McLaren.

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