A atual temporada F1 está chegando ao fim e começam os contatos entre equipes e pilôtos. Pode haver troca de posições, saída da categoria e entrada de novos pilôtos. Quem acompanha F1 há décadas como eu já se acostumou com as notícias desse período dos campeonatos.
As equipes de F1 vivem contínuamente a batalha pela continuidade na categoria, o que inclui a contratação de pilôtos que possam trilhar uma carreira em termos de longo prazo. É um clube fechadíssimo e uma contratação fecha as portas para outras. Errar numa hora dessas pode trazer desconfortos futuros. No automobilismo cada corrida é uma nova guerra mas o olhar está contínuamente voltado para o futuro.
Rubens Barrichello está vivenciando outra vez uma situação com a qual já se acostumou depois que deixou a Ferrari. A incerteza de continuidade na temporada seguinte. Ou acerta com a Williams ou encontra outra vaga. Seja lá como for, mesmo ainda em condições de pilotar é óbvio que está fazendo as últimas corridas da sua carreira.
No passado Schumi foi o cara que entrou na F1 para liquidar as chances do brasileiro ver outro compatriota seu campeão de F1. Primeiro foi Moreno que teve a vaga comprada na Benetton. Depois Piquet que encerrou a carreira na mesma equipe e por fim Senna que faleceu bem na frente de Schumi.
Rubens nessa época se tornou um alvo fixo da torcida e da mídia nacional de um momento para o outro. Era inciante, muito jovem e não tinha condições de suportar tal nível de expectativa sem sofrer os impactos de uma situação dessas. Na Ferrari Rubens deu sequencia na sua carreira de pilôto mas, infelizmente numa condição em que a bola da vez era o alemão. Ninguem pode negar ter visto Rubens copiar inúmeras vezes os tempos do alemão mas sendo forçado a permanecer atrás. Isso acabou virando tema do noticiário internacional.
Quando Bruno Senna ingressou na categoria, imediatamente o clima de desejo de vitórias reapareceu, óbviamente amparado apenas no sobrenome. O carro própriamente garantiria no máximo uma largada na última fila, o que naquele caso já era um resultado louvável.
Infelizmente Kubica se acidentou sériamente nesse ano e Heidfeld foi escolhido no lugar de Bruno. É claro que mesmo Petrov tendo mostrado ser um pilôto competente, isso não justifica necessáriamente a entrada de um novato no lugar de Kubica. Fala-se de uma possibilidade de retorno de Kubica. Vejo isso como uma dúvida imensa. E se voltar nada pode ser suposto a respeito da sua performance durante uma competição. Se o caso é fazer qualquer prognóstico prefiro ser mais cuidadoso e não contar com o retorno dele.
Acredito mais na continuidade de Senna pois entrou com dinheiro e também com vontade de brigar. Em Monza com certeza será mais conservador e vai fazer o que for possível para terminar bem a corrida. E acho que isso mesmo pode definir a preferencia da equipe pela sua permanencia, desconsiderando-se aqui questões contratuais dos outros pilôtos.
Assim, entendo que a Renault pode não mudar a sua formação atual para o ano de 2012. Mas pode também querer justamente Bruno na Williams, que usará esses motores na proxima temporada. Não acho isso muito provável dependendo como for a performence de Bruno nas últimas corridas desse campeonato.
Mas caso a Williams seja uma realidade factível para Bruno, para onde irá Rubens?
Há bem pouco tempo Rubens disputou com Button o campeonato na Brown. Por pouco, antes disso, os dois não deram adeus à categoria. E a Brown se tornou uma espécie de redenção para êles. Hoje Button acelera os motores Mercedes na McLaren tendo outro camepão como companheiro. Na prática não há nada que justifique a McLaren mudar a sua dupla. Também o mesmo ocorre na Red Bull, que usa os Renault, e que deve ter Vettel definido como campeão dessa temporada, sendo a equipe a campeã dos construtores.
Na Ferrari continuam no team, Fernando Alonso e Felipe Massa. Na Mercedes, que aparentemente apenas na próxima temporada deve sair da fase de ‘implantação’, estão Rosberg sempre andando na frente de Schumi, e êle próprio que apesar de ainda combativo não tem mais a velha performance e não passará da próxima temporada.
Portanto a substituição de Schumi são favas contadas. E o provável ocupante desse cockpit deve ser um novato ou até mesmo Nick Heidfeld que possívelmente venha a romper com a Renault. Olhando na classificação do campeonato de construtores a Williams aparece num distante nono lugar. No campeonato desse ano Rubens terminou 9 das 12 provas. Em 7 dessas foi o melhor classificado entre os que usam motores Cosworth. Acho que isso depõe a seu favor.
Quero dizer com isso que Rubens tem condições de acelerar mas claramente não tem carro suficiente. Mas as equipes mais eficientes estão com os seus quadros definidos e a única certeza de saída é do alemão.
Com quem os pilôtos conversam nessas horas só êles sabem, são segredos bem guardados. E é claro que Rubens faz os seus contatos profissionais, assim como os outros. Para tentar disputar ponta de outro campeonato Rubens precisaria de vaga onde não há. E com chances tão pequenas à vista eu passo a desejar de forma um tanto sarcástica a entrada de um brasileiro num lugar que daria sentido à idéia de fechamento de um ciclo, no melhor estilo ‘a vida dá voltas, não apenas a F1‘.
Como se sabe, tudo na F1 deve atender antes de mais nada ao chefão Bernie. Tudo é possível desde que êle esteja de acordo. É também sob o manto dos seus desejos que Schumi teve a oportunidade de escrever mais um capítulo da sua história já vitoriosa. Na Williams as coisas são muito duvidosas e na Mercedes é certo que haverá uma vaga, apenas não se sabe quando. Respeito o Schumi como pilôto mas acho que a F1 deve essa ao Rubens. E tenho sinceramente o sentimento de que êle tiraria um belo proveito disso. Afim de ser uma história completa, acho que ainda falta mais um capítulo. Tomara que seja escrito. Os finais é que costumam valorizar a história tôda.
Um comentário:
Concordo que Rubens é um grande piloto, infelizmente ele é visto com muitas resalvas pelos tocedores brasileiros e é sempre tema de programas de humor, que induzem o grande publico a ridicularizar um dos principais pilotos brasileiros que ja passarem pela formula 1. Nesta temporada o seu desempenho é superior ao de Schumi, haja visto que ele tem ficado a maioria das vezes na frente de seu companheiro seja no grid ou seja na corrida. Já o Schumi tem um sedempenho muito inferior ao seu companheiro e mesmo com um carro muito melhor que a Willians tem largado mujito proximo ao Barrichelo. Apesar de todas as evidencias pró Barrichelo não acredito ver ele em uma equipe de ponta e nem se que em uma equipe mediana pois a Willians deve ter um piloto que compre a vaga na equipe com o novo motor Renaut.
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