Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pietro Fittipaldi - come il nonno

Pietro Fittipaldi, campeão em 2011 na Limited Late Models
(foto de Tatiana Fittipaldi, a Tia Tati)

Pietro Fittipaldi come il nonno ma lui ha solo 15 anni...

Pois é, repercutiu muito o feito do mais novo meteoro da família Fittipaldi. A notícia acima está no site do La República. Como o nonno Emerson, Pietro Fittipaldi é campeão de automobilismo, mas tão jovem (15 anos atualmente) que nem licença de motorista pode ter.

No último domingo Pietro Fittipaldi se tornou o primeiro latino-americano a vencer um campeonato em uma divisão da Nascar, no caso a Limited Late Models, pilotando na Lee Faulk Racing. Com apenas 15 anos e com uma trajetória vitoriosa no kartismo americano também, Pietro se torna uma promessa concreta no automobilismo. Tem o apoio do avô bi-campeão de F1 e campeão da Indy e da 500 Milhas de Indinapolis, coisa que evidentemente conta muito. Em poucos anos Pietro terá o corpo de um adulto formado e somado à isso a experiencia de ter disputado e conquistado um campeonato ao lado de outros pilotos mais velhos. É uma receita campeã e não vou estranhar que ele conquiste o seu próximo objetivo, ser campeão na Sprint Cup, a mais veloz da Nascar.

Pietro vai ser visto como herdeiro genuíno da família Fittipaldi, cujo avô Emerson amadureceu muito rápido no automobilismo e tem uma trajetória brilhante. Fazer previsões no automobilismo nunca deu certo pois corridas são autenticas caixinhas de surpresa. Mas se alguem me pedisse para dar um chute, apostaria em Pietro como um futuro ídolo do automobilismo americano pois, além do famoso sobrenome, aparece como um vencedor prematuro, coisa que muito poucos conseguem. Tem portanto um belo início de carreira e vai ter os olhares dos chefes de equipe voltados para ele, assim como foi com o avô na europa.

A foto do post, cedida por Maria Helena Fittipaldi, é da última corrida onde chegou em 9o. lugar, o que lhe garantiu o campeonato considerando-se a diferença de pontos para o segundo colocado, Tyler Church. É curiosa pois mostra o tamanho do campeão em contraste com o carro que pilota. Mais ao fundo o capacete com o design igual ao do avô.

Toda a família Fittipaldi está orgulhosa do resultado de Pietro, como por exemplo sua mãe Juliana. Mas alguém mais na família tem motivos muito pessoais para sentir muito orgulho do garoto vencedor. Seu bisavô Wilson Fittipaldi, o Barão, narrou a vitória de Emerson na F1 em Monza e muito tempo antes foi tambem o narrador da primeira corrida de karts do Brasil. Do lado de fora da pista seu filho Emerson, assitiu o irmão Wilson disputando a prova antológica pois, segundo consta, Emerson não tinha idade para participar segundo os padrões da época. Hoje o Barão vê ninguem menos que o bisneto vencendo um campeonato de automobilismo fora do Brasil, e ainda por cima numa idade onde teóricamente estaria no kartismo. Isso torna o Barão o dono de um acervo de memórias familiares que faria inveja a qualquer um. E um felizardo que ainda assiste a família a escrever história.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita essa história, Zé! há pessoas que são realmente predestinadas. Bjs

Anônimo disse...

Ana González

Rui Amaral Jr disse...

Salve o Barão que entre tantas outras glórias viu seu filho Wilsinho e seu neto Christian vencerem as Mil Milhas Brasileiras criada por ele e Elói Gugliano.
E agora vê o bisneto vencendo, salve Barão!!!