Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Indy 500 - Glória de Franchitti, presente para Rubens



As duas corridas que eu considero top no automoblismo mundial são Monza e Indy 500. Monza é desafiadora, bonita, histórica. A Indy 500 sempre oferece um final emocionante. E hoje não fugiu à regra.

No finalzinho Tony liderava após uma sensacional relargada e então veio uma yellow flag que tirou a sua vantagem. Na relargada com o vento na frente os carros da Ganassi tiraram partido do vácuo e Tony perdeu a liderança. Takuma Sato aproveitou a chance e pulou para terceiro atrás das duas Ganassi. E abriram de Tony de tal forma que as poucas voltas que restavam não seriam mais suficientes para uma recuperação na forma de disputa de posições e Tony já deve ter se conformado aí que não seria hoje o seu dia de herói.

Sato vinha em terceiro bem perto de Franchitti e sabia que não tinha muito tempo para uma tentativa pois estava no finalzinho da corrida. A melhor chance já se configurava na frente com a possibilidade de Franchitti ultrapassar o seu companheiro, Scott Dixon, e assim Sato seguiria junto na tentativa de disputar o primeiro lugar.

Situação que afinal se configurou pois Sato não perdeu contato com Franchitti quando este ultrapassou o seu companheiro de equipe. E na briga do vácuo Sato conseguiu colocar por dentro na ultima volta. Faltando uma volta para o fim não restava ao japones outra coisa que não fosse arriscar tudo. Sem isso a perda seria concreta. Ele arriscou, emparelhou mas infelizmente acabou rodando e patrocinou mais um final emocionante batendo no muro e garantindo a vitória de Franchitti. O que leva o público às arquibancadas pode às vezes ser o que tira o piloto da pista. Coisas do mundo da velocidade.

E assim Dario Franchitti da Chip Ganassi venceu pela terceira vez a lendária 500 Milhas de Indianpolis e se tornou o heroi da temporada.

Mas não é apenas ele quem tem algo a comemorar. Rubens Barrichello celebrou nesta semana o seu quadragésimo aniversário e o seu grande presente foi terminar a prova no oval mais famoso do mundo, tendo sido esta a primeira vez que pilotou nessas condições.

Duvido mesmo que o sabor de aniversário teria sido o mesmo caso tivesse corrido hoje em Monaco, por sinal uma corrida bem monótona. Rubens largou em décimo e depois de 02:59 hrs de prova terminou em decimo primeiro lugar sem incidentes, entre os 23 carros que restaram. Nos boxes a família acompanhou a sua estréia numa corrida onde classificar-se já é um feito a ser lembrado. Terminar a prova, para ele tem sabor de presente de aniversário a ser lembrado para sempre.

Enquanto Franchitti comemora a terceira vitória da carreira na Indy 500, Rubens tem motivos de sobra para comemorar a sua própria vida. Faz o que sempre quiz fazer na vida, está em plena forma, está recomeçando outra etapa na carreira e na vida, tudo colaborando para uma condição motivacional positiva, coisa que tanta importancia tem no esporte e na profissão.

Me lembro do recomeço de Emerson nos Estados Unidos, coisa que me fez sentir que um cara quarentão ainda tem muita lenha pra queimar e mais serenidade para saborear a juventude unida à experiencia. Essa fase dos 40 é um dos melhores períodos da nossa vida e Rubens tem tudo que precisa para desfrutar disso como poucos. Por isso e principalmente por ter completado uma prova difícil para qualquer um, e com o resultado que alcançou, penso que Rubens leva para casa um presente de aniversário para não esquecer nunca. Quem não gostaria de ter um resultado desses na semana em que vira quarentão?
Parabéns Rubens.

Um comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Zé Clemente,

ótimo blog... parabéns...

acesse tbm meu blog POR DENTRO DOS BOXES - http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

abs...