Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maldonado - um novo Cecotto?


Johnny Cecotto na Toleman, equipe onde encerrou sua participação na F1 em 1984. 



Pastor Maldonado se transformou momentaneamente num tipo de emblema de uma Venezuela muito conhecida pelas afirmações ácidas e exageradas de um comandante que hoje aparece fraco por conta de uma doença impiedosa. Claro que é bom lembrar que Maldonado não é a pessoa mais cotada para substituir o comandante venezuelano. Maldonado é piloto profissional dos bons, como mostrou no final de semana na Espanha, e é financeiramente amparado por ordem do próprio comandante, o que não é muito bem visto aos olhos de muitos. Mas Maldonado não é a primeira grande esperança venezuelana no esporte a motor, e devido à precocidade da sua carreira na F1 não se pode afirmar que venha a ser um campeão. Mas tornou-se de um momento para o outro aquilo que os brasileiros desejam ver, e que me parece não verão por um longo tempo ainda.

Se há um piloto que foi uma grande esperança da Venezuela, este foi Johnny Cecotto. Não apenas uma grande esperança mas um simbolo da ousadia do jovem, ao menos para os padrões da época. Cecotto teve uma turbulenta e veloz passgem pelo motocicislimo mundial e ao menos nesse esporte tornou o seu país conhecido pelo mundo de uma forma diferente das questões típicamente sul americanas.

Com apenas 17 anos conquistou um campeonato de motociclismo venezuelano, e apenas dois anos depois estava na 250cc na Europa. No mesmo ano ganhou o campeonato de 350cc, uma categoria disputadíssima na época, e o equivalente da GP2 no automobilismo. Ganhou o campeonato de ninguem menos que Giacomo Agostini, um ícone do motociclismo dos anos 70.

No ano seguinte, com apenas vinte anos estava disputando a 500cc ao mesmo tempo em que disputava tambem a 350. A partir daí o seu único título foi na Formula 750 em 1978, mesmo ano em que conseguiu o seu melhor resultado na categoria top, a 500cc, terminando em 3o. na temporada pilotando pela Yamha, marca com a qual correu do inicio ao final da sua carreira de motociclismo.

A carreira de Cecotto foi prejudicada por uma série de acidentes, e provavelmente isso lhe rendeu o desejo de andar de quatro rodas. No mesmo ano em que deixou a 500 ingressou na F2 européia. E em 1983, com 27 anos (idade atual de Maldonado), Cecotto ingressou na F1 pela Theodore. No ano seguinte encerrou a sua carreira na F1 ao quebrar as duas pernas durante o qualify para o GP da Inglaterra, pilotando na Toleman ao lado de Ayrton Senna. E assim a antiga promessa venezuelana de um titulo mundial em categorias top ficou apenas na lembrança, muito embora Cecotto seja reconhecido dentro e fora da Venezuela como um grande piloto. Ainda depois da F1 competiu em categorias de turismo, como a DTM por exemplo. Atualmente administra a carreria do filho, Cecotto Jr.

Não há como comparar carreiras tão diferentes em épocas tão diferenes como as de Maldonado e Cecotto. Mas Maldonado reedita o sentimento de esperança do venezuelano pela rapidez com que alcançou destaque na F1, muito embora tenha ingressado na categoria com dinheiro do estado. Em relação à verba, ou ele aceitava o dinheiro ou não pilotaria em nenhum team. Isso não o desqualifica como piloto, ao menos levando-se em consideração a bela performance no GP da Espanha, bem no inicio da sua segunda temporada na F1.

Tambem essa performance não garante que ele seja campeão e nada há que impeça uma carreira sem títulos tambem. Tudo nesse momento cai no ambito da especulação pois o garoto ainda está com muito pouca estrada na categoria. Mas acabou se tornando o Cecotto da década.

O que mais me intriga é a provável reação do público venezuelano na eventualidade de um título conquistado por um compatriota. Não falo nem do Chavez e nem de política, porque os dois são mútuamente desprezíveis. Falo do público venezuelano que admirou um cara como Cecotto e tem agora uma nova esperança de ver um compatriota campeão. Que mérito terá Maldonado caso não seja campeão? Será respeitado como Cecotto? E caso seja campeão, a que categoria de pessoa será alçado pelo público?

Nenhum comentário: