Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tony Kanaan - um novo rosto no trofeu da 500

Tony Kanaan (imagem: Instagram do IMS)

Tony Kanaan venceu ontem, 26/05/2013, a 500 Milhas de Indianapolis pilotando pela KV Racing e tornou-se o quarto brasileiro a vencer a mais importante prova do calendário americano e uma das mais tradicionais e emocionantes do automobilismo mundial. É mais um compatriota que terá o seu rosto esculpido no famoso troféu e eternizado entre uma fila de famosos que já vivenciaram a mesma glória.

Nas voltas finais era visivel a reação incentivadora do público presente no autodromo. Tony tem uma grande torcida nos Estados Unidos e, conforme a foto do post, brindou o seu público com uma vitória eletrizante e digna de muita festa.

Tony está nas terras de Tio Sam desde 1996 quando ingressou na Indy Lights. Para lá foi e ficou, e deve permanecer assim até o final da sua carreira, evento que a partir de ontem se tornou mais distante. Ao conquistar uma vitoria tão importante no automobilismo mundial, Tony reforça a sua permanencia na categoria com o incontestável argumento de ser um vencedor que batalhou por isso durante muito tempo.

A prova em si foi uma das melhores que já assisti. Havia previsão de chuva mas não durante o transcorrer da prova. Logo no início dois participantes dignos de nota se retiraram da disputa. Hildebrand, que no ano passado teve a incrivel proeza de perder a vitória na ultima curva e tambem a não menos incrivel proeza de chegar em segundo lugar soltando pedaços pela pista. O outro que foi bam mais cêdo para casa foi Takuma Sato, lider do campeonato.

No geral as batidas não foram trágicas e aconteceram poucas. Os carros, de design muito esquisito, andaram o tempo todo muito próximos uns dos outros e a aerodinamica atual mostrou diferenças muito significativas em relação aos antigos carros da categoria. Não apenas andam numa fila indiana uns no vácuo dos outros, como tambem em nenhum momento houve a chance do líder disparar sozinho, como já se viu muitas vezes no passado.

As poucas batidas entraram no cenário que definiu a prova a favor de Kanaan. Faltando 6 voltas para o final Tony havia perdido a liderança quando veio uma bandeira amarela. Restava aguardar a possivelmente ultima relargada e se lançar para uma ultrapassagem na curva hum e depois disso fazer o máximo para assegurar essa posição, E faltando unicamente duas voltas para o final, estando ele na liderança, outra bandeira amarela selou o destino de Kanaan na prova. A situação lembrou a primeira vitoria de Emerson na 500, muito embora Tony nao estivesse envolvido diretamente com a ultima e muito bem vinda yellow flag.

E assim Tony vai fazer compania a Emerson, Gil e Helio na lista das vitórias brasileiras em Indianapolis. E é sempre bom que se lembre que conquistar essa vitória é coisa para poucos.

Parabéns Bom Baiano. Que venham muitas outras mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se você gosta de RALLY, acelere e curta a Fan Page do “Grande Premio da America do Sul”!
https://facebook.com/segungranpremio