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domingo, 30 de março de 2014

Supresas malaias


A temporada de 2014 não promete ser emocionante e pode até a chegar a ser confusa. Mas deve gerar surpresas. Por exemplo quem poderia imaginar no ano passado a Lotus andando atrás da Caterham? Ou Felipe Massa em disputa aberta com o companheiro de equipe? Ou a RBR ir pro pódio novamente e ao mesmo tempo dar um fim na corrida do outro pilôto? Acredite, há mais pela frente. É essa a impressão que a F1 está deixando na segunda etapa do campeonato.

O que não saberia dizer, pois não possuo bola de cristal, é se os pilôtos vão sair satisfeitos com essas ditas surpresas. Um que com certeza está esbanjando insatisfação é Daniel Ricciardo. A equipe falhou numa hora imperdoável, pôs a corrida dele a perder, e ainda por cima foi punido mais uma vez. Se houver outra dessas surpresas para ele na proxima corrida, pode dizer adeus ao campeonato. E o pior é que tem carro para disputar lá na frente.

Outra surpresa, que fatalmente se daria algum dia, é a RBR não ser páreo para a Mercedes. O campeonato está bem mais favoravel ao Hamilton e Vettel vai ter que remar um bocado. Um cenário bem diferente do ano passado pois a Mercedes está mostrando uma consistencia imprescindivel no cenário atual.

Outra coisa intrigante e meio chata para o meu gosto é a decisão que certas equipes deverão tomar de poupar os motores para a corrida seguinte. Isso é o mesmo que dizer que podem diminuir as ultrapassagens. No passado os pilôtos poupavam os seus carros para terminar a corrida quando não viam chances de ganhar mais uma posição. Mas não poupavam motores para a corrida seguinte. Hoje essa limitação da propulsão tem chance de limitar tambem algumas disputas.

Não foi o que se viu hoje com Massa. Fez uma corrida bôa pois partiu de uma colocação bem desfavorável no grid, terminou em sétimo e na volta do líder. E teve a oportunidade de permanecer à frente do seu companheiro, a partir da informação da equipe de que a disputa estava autorizada. Felipe agora pode pilotar para ganhar posições, coisa que na Ferrari era impensável. Aliviou merecidamente a alma, depois daquele episódio infeliz na Ferrari quando foi obrigado a dar passagem para Alonso.

Alonso por sua vez vai continuar correndo sozinho. Ao menos até agora Kimi Raikkonen não mostrou suficiente performance para andar junto com o companheiro. Mas eu nao me surpreenderia nada se em algum momento ele colasse no espanhol durante as corridas. Essa pode ser mais uma surpresa interessante. Resta aguardar. O espanhol mesmo disse que a Ferrari não é tão veloz como a Mercedes. E não acredito que seja tambem com a RBR. E aí para que vai servir algum escudeiro?

Para a próxima etapa tem uma surpresa para os brasileiros. Felipe Nasser vai pilotar a Williams nos treinos livres. Boa sorte ao garoto. Espero que noticiem aqui o que tiverem apurado dele.

Já que estou aqui, segue o resultado da etapa da Malasia.

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h40min25s974
2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 17s313
3º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 24s534
4º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 35s992
5º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 47s199
6º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1min23s691
7º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 1min25s076
8º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min25s537
9º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren), a 1 volta
10º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta
11º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1 volta
12º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1 volta
13º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), a 1 volta
14º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham), a 2 voltas
15º - Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas

Não completaram a prova:
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Sauber)
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
Sergio Perez (MEX/Force India)

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