A temporada de 2014 não promete ser
emocionante e pode até a chegar a ser confusa. Mas deve gerar
surpresas. Por exemplo quem poderia imaginar no ano passado a Lotus
andando atrás da Caterham? Ou Felipe Massa em disputa aberta com o
companheiro de equipe? Ou a RBR ir pro pódio novamente e ao mesmo
tempo dar um fim na corrida do outro pilôto? Acredite, há mais pela
frente. É essa a impressão que a F1 está deixando na segunda etapa
do campeonato.
O que não saberia dizer, pois não
possuo bola de cristal, é se os pilôtos vão sair satisfeitos com
essas ditas surpresas. Um que com certeza está esbanjando
insatisfação é Daniel Ricciardo. A equipe falhou numa hora
imperdoável, pôs a corrida dele a perder, e ainda por cima foi
punido mais uma vez. Se houver outra dessas surpresas para ele na
proxima corrida, pode dizer adeus ao campeonato. E o pior é que tem
carro para disputar lá na frente.
Outra surpresa, que fatalmente se daria
algum dia, é a RBR não ser páreo para a Mercedes. O campeonato
está bem mais favoravel ao Hamilton e Vettel vai ter que remar um
bocado. Um cenário bem diferente do ano passado pois a Mercedes está
mostrando uma consistencia imprescindivel no cenário atual.
Outra coisa intrigante e meio chata
para o meu gosto é a decisão que certas equipes deverão tomar de
poupar os motores para a corrida seguinte. Isso é o mesmo que dizer
que podem diminuir as ultrapassagens. No passado os pilôtos poupavam
os seus carros para terminar a corrida quando não viam chances de
ganhar mais uma posição. Mas não poupavam motores para a corrida
seguinte. Hoje essa limitação da propulsão tem chance de limitar
tambem algumas disputas.
Não foi o que se viu hoje com Massa.
Fez uma corrida bôa pois partiu de uma colocação bem desfavorável
no grid, terminou em sétimo e na volta do líder. E teve a
oportunidade de permanecer à frente do seu companheiro, a partir da
informação da equipe de que a disputa estava autorizada. Felipe
agora pode pilotar para ganhar posições, coisa que na Ferrari era
impensável. Aliviou merecidamente a alma, depois daquele episódio
infeliz na Ferrari quando foi obrigado a dar passagem para Alonso.
Alonso por sua vez vai continuar
correndo sozinho. Ao menos até agora Kimi Raikkonen não mostrou
suficiente performance para andar junto com o companheiro. Mas eu nao
me surpreenderia nada se em algum momento ele colasse no espanhol
durante as corridas. Essa pode ser mais uma surpresa interessante.
Resta aguardar. O espanhol mesmo disse que a Ferrari não é tão
veloz como a Mercedes. E não acredito que seja tambem com a RBR. E
aí para que vai servir algum escudeiro?
Para a próxima etapa tem uma surpresa
para os brasileiros. Felipe Nasser vai pilotar a Williams nos treinos
livres. Boa sorte ao garoto. Espero que noticiem aqui o que tiverem
apurado dele.
Já que estou aqui, segue o resultado
da etapa da Malasia.
1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h40min25s974
2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 17s313
3º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 24s534
4º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 35s992
5º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 47s199
6º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1min23s691
7º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 1min25s076
8º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min25s537
9º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren), a 1 volta
10º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta
11º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1 volta
12º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1 volta
13º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), a 1 volta
14º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham), a 2 voltas
15º - Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas
2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 17s313
3º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 24s534
4º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 35s992
5º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 47s199
6º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1min23s691
7º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 1min25s076
8º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min25s537
9º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren), a 1 volta
10º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta
11º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1 volta
12º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1 volta
13º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), a 1 volta
14º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham), a 2 voltas
15º - Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas
Não completaram a prova:
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Sauber)
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
Sergio Perez (MEX/Force India)
Nenhum comentário:
Postar um comentário