Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

Luciano do Valle - uma voz nunca se esquece


Luciano do Valle
(imagem: reprodução wikipedia)

No ano passado, após mais de quatro décadas sem ter notícias, falei com um antigo vizinho do meu período da infancia, por sinal uma época inesquecivel da minha vida. Tendo retomado o contato com a família pela internet, um dia liguei para ele e ouvi a mesma voz que ouvi na minha infancia. Parecia que estava frente a frente com ele.

Assim é a voz, é a mais genuina identificação do ser humano. Voce pode esquecer a pessoa, a fisionomia, muitas coisas, mas a voz fica gravada para sempre.

Ontem o jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma voz que nunca será esquecida, muito especialmente pelos torcedores de futebol. Luciano do Valle faleceu vítima de infarto, a caminho de Uberlandia. Sentiu-se mal durante o vôo, foi atendido na chegada mas não resistiu.

Luciano foi o primeiro brasileiro a narrar na tv um GP de F1, tendo narrado a histórica vitória de Emerson Fittipaldi em Monza. Foi ele quem narrou uma vitória da qual guardo lembrança como a mais emocionante de todas no automobilismo - a primeira vitória de Emerson Fittipaldi na Indy. Tambem narrou as subsequentes do campeão no mesmo ano, o que lhe rendeu tambem o título da categoria. Sem contar as inúmeras outras narrações em outros esportes como o futebol, basquete ou boxe.

Luciano do Valle tinha uma voz absolutamente distinta de todos os seus colegas e sabia emprega-la de maneira muito marcante. Sabia levantar a temperatura no momento da vitória iminente e narrar com bastante equilibrio uma derota consumada. Foi um grande profissional da voz e a sua voz jamais será esquecida pois uma voz nunca se esquece.

Nenhum comentário: