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domingo, 27 de julho de 2014

Hungria - Pista velha é que faz corrida bôa



Foi assim que Alessandra Alves, comentarista das transmissões da F1 na Band News, definiu antes mesmo da corrida o que realmente se deu na prática - uma corrida bôa, dessas que dá gosto assistir.
A começar pelo tempo a pista apareceu molhada mas sem chuva, uma condição que os pilôtos não gostam pois, se assim permanece, em poucas voltas forma-se um trilho sêco do qual os carros não podem sair pois encontram asfalto molhado em seguida. E foi justamente essa condição que movimentou a prova no início.
Na volta de apresentação Kyviat apagou o motor e teve que largar dos boxes, juntando-se a Lewis Hamilton que teve o carro incendiado ontem na classificação. Na primeira volta Rosberg manteve a primeira posição seguido por Bottas, Vettel e Alonso. Massa caiu para oitavo e Hamilton escapou logo no meio da volta incial. Não parecia um começo simples para ele. O rendimento das Mercedes como sempre era um destaque e mesmo nas condições da pista Rosberg abriu mais de 6s sobre Bottas até a 6a. volta, uma performance tipica das Mercedes nesse ano e que sinalizava mais um passeio da equipe. Até que.....

Ericson bate e entra o safety car na pista, ao mesmo tempo que inciam os pit stop's. Massa foi um dos que veio para os pit's imediatamente, o que lhe conferia uma vantagem em relação aos demais, Por incrivel que pareça durante a as voltas com safety car Grosjean bateu e isso mudou um pouco mais o panorama da corrida. A bandeira amarela na pista se prolongou e isso significou mudança de estratégia no uso dos pneus e combustivel. De fato, a corrida começou a se tornar boa, ao menos para quem não tinha batido.
Na relargada Ricciardo estava na ponta seguido por Button. Não durou muito e Button assumiu a liderança, enquanto Massa aparecia em terceiro. Finalmente Massa estava à frente do seu companheiro de equipe. Mas Button ainda precisava fazer o seu pit stop e assim Ricciardo assumiu a ponta novamente, deta vez seguido por Massa e Alonso.
E Sergio Perez coloca novamente o safety car na cena ao rodar e bater violentamente na reta dos boxes. Mais redução no consumo de combustivel e pneus. Definitivamente a prova ia se tornando imprevisivel. Ricciardo, Massa e Bottas seguem para mais um pit stop. Na relargada Alonso veio na ponta seguido por Vergne, que fazia uma bela prova, Rosberg e Vettel. Massa voltou em sétimo, uma posição atrás da sua posição de largada, ainda antes do meio da prova. O azar atribuido a Massa parecia ser apenas uma lembrança ruim.

A essa altura a pista estava completamente sêca e embora houvesse nuvens não caía uma gota de água. A escolha de pneus foi óbvia - slicks soft. Com a velocidade aumentando os riscos tambem aumentam e por muito pouco Vettel não provoca mais um safety car. Subiu na zebra na entrada da reta, rodou e raspou o muro com a roda traseira esquerda. Mas continuou na prova normalmente. Hamilton, que havia largado das catacumbas do grid estava agora em segundo lugar. e à frente de Rosberg que passou a andar num ritmo inferior ao seu habitual, aparecendo agora na 10a. colocação depois do seu pit stop. Ricciardo vai para a troca de pneus e Hamilton assume a ponta, com Alonso em segundo. Ricciardo volta na terceira colocação e atrás dele Felipe Massa.

Logo em seguida Alonso vai para o pit e depois dele Hamilton. Ricciardo assume a liderança e Massa vem em segundo. Mas Massa ainda deveria fazer ao menos mais um pit. Voltou na sexta colocação depois dessa troca mas atrás de Bottas. Enquanto os da frente usavam os soft's, Massa voltou a pista com o intermediario numa clara intenção de terminar a prova sem retornar aos boxes novamente. Restava saber o que se daria com Bottas que ainda deveria fazer mais uma troca.

Ricciardo vai para mais um pit e Alonso assume a ponta novamente, seguido por Hamilton e Rosberg. Ricciardo volta do seu ultimo pit em terceiro na volta 54. Aí a corrida começou a tomar o seu contorno final e quem estava na frente nessa hora tinha ao menos combustivel de sobra para usar. Foi nesse cenário que Hamilton fez o que o público quer ver - disputou posição com o companheiro de equipe contrariando as ordens da equipe para dar passagem a Rosberg. Fez o correto, é isso que dá brilho a categoria, e que nós já vimos em outras épocas da F1. Assim, com Rosberg tendo que fazer outro pit, não apenas não ultrapassou Hamilton com tambem perdeu um bom espaço em relação à este. Resumindo, Hamilton venceu a parada interna na marra.

Massa tinha um jogo de pneus que deveria administrar até a bandeirada de chegada, coisa que não é bem o que estamos habituados a ver nas suas participações. Bottas foi para o seu ultimo pit e Massa subiu para a quarta colocação. Outra questão interna sendo resolvida na pista, muito embora nesse caso não se trate de qualquer rivalidade. Massa se mantinha à frente de Bottas na prova, muito embora esteja bem atrás na pontuação.

Mas atrás de Massa vinha a Mercedes de Rosberg nas voltas finais e com pneus novos. Rosberg passou e Massa caiu para quinto. Ele não conseguiria segurar a performance da Mercedes. Lá na frente estavam os tres que iriam para o pódio. Alonso, um dos tres, saiu de frente e atravessou a chicane mas manteve a posição, o que gerou imediatamente questionamentos dos piltotos pelo rádio.

Já no final da prova as disputas estavam entre Alonso, Hamilton e Ricciardo, estando os tres a uma pequena distancia um do outro. Então o vencedor da prova resolveu trabalhar duro. Ricciardo passou Hamilton numa bela manobra, e em seguida passou Fernando Alonso. De terceiro pulou para líder e venceu a prova. Em seguida vieram Alonso, Hamilton, Rosberg, Massa, Kimi, Vetel e Bottas. Uma Red Bull, uma Ferrari e uma Mercedes num pódio onde as duas primeiras colocações vinham sendo da Mercedes.
Sim, realmente pista velha pode fazer corrida bôa.

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