Foi no encontro que organizamos para o Maneco Combacau que eu conheci o Celso Freitas. Apenas nos cumprimentamos e nem deu tempo para um papo. E nessa última etapa do Paulista de Automobilismo o vi no box, dessa vez de macacão. É um desses boa-praça com quem se conversa sobre tudo descontraídamente desde que isso não se dê a hum minuto da largada, óbviamente.
Outro dia comentei com alguém que se me pedissem para escolher um carro do Paulista para andar seria um Spyder. É rápido de curva, usa slicks, tem 200 cavalos nas costas para domar, um habitáculo com espaço para braços e pernas e leve como são os carros de chassi tubular. E como é típico nesse tipo de construção, os menores detalhes fazem uma grande diferença. Saber lidar com eles é a alma da coisa. Por exemplo a asa traseira que não aparenta ser eficiente pode significar uns 300 rpm no final da reta se ficar em ângulo neutro.
Celso corre na Sypder Light com um carro que adquiriu zero há um ano. Não tive tempo de lhe perguntar sobre resultados anteriores. Na classificação de ontem não se deu muito bem. Não correu a primeira etapa e ontem ao sair para a classificação, no mesmo momento em que eu iria fazer uma foto no final da reta, o vi em dificuldades no S e na sequência ao contrário. Na hora pensei que ele tivesse abusado dos pneus que talvez não estivessem na temperatura ideal ou que ele tivesse ´pisado´ no lado sujo da pista onde caiu óleo pela manhã na classificação da Classic Cup. Ele estava abrindo volta naquela hora.
Depois numa conversa no box ele disse que a traseira do carro estava arisca demais. E de fato estava, de acordo com o que eu vi. Esse carro é como um kartão, como ele gosta de salientar. Mas um kartão que passa de 200 na reta dos boxes. Então o tempo de reação não é muito grande. Mas fora isso a escapada é rápida como é a de um kart. Mas muito rápida.
E rápida também foi a sua reação de manobrar e prosseguir a classificação. No monitor apareceu com 1:46,9. Num grid de 19 ficou em 10o.
O preparador já sabia as providências que tinha que tomar no acerto da traseira e o Celso mostrou que está com vontade recuperar as posições da frente ao dizer que na corrida o rendimento será outro. Confiei na motivação dele.
Infelizmente eu não fui à corrida e não faço idéia do resultado que espero tenha sido bom para ele. Mas se ele me mandar algo, vou colocar aqui mesmo como observação.
Outro dia comentei com alguém que se me pedissem para escolher um carro do Paulista para andar seria um Spyder. É rápido de curva, usa slicks, tem 200 cavalos nas costas para domar, um habitáculo com espaço para braços e pernas e leve como são os carros de chassi tubular. E como é típico nesse tipo de construção, os menores detalhes fazem uma grande diferença. Saber lidar com eles é a alma da coisa. Por exemplo a asa traseira que não aparenta ser eficiente pode significar uns 300 rpm no final da reta se ficar em ângulo neutro.
Celso corre na Sypder Light com um carro que adquiriu zero há um ano. Não tive tempo de lhe perguntar sobre resultados anteriores. Na classificação de ontem não se deu muito bem. Não correu a primeira etapa e ontem ao sair para a classificação, no mesmo momento em que eu iria fazer uma foto no final da reta, o vi em dificuldades no S e na sequência ao contrário. Na hora pensei que ele tivesse abusado dos pneus que talvez não estivessem na temperatura ideal ou que ele tivesse ´pisado´ no lado sujo da pista onde caiu óleo pela manhã na classificação da Classic Cup. Ele estava abrindo volta naquela hora.
Depois numa conversa no box ele disse que a traseira do carro estava arisca demais. E de fato estava, de acordo com o que eu vi. Esse carro é como um kartão, como ele gosta de salientar. Mas um kartão que passa de 200 na reta dos boxes. Então o tempo de reação não é muito grande. Mas fora isso a escapada é rápida como é a de um kart. Mas muito rápida.
E rápida também foi a sua reação de manobrar e prosseguir a classificação. No monitor apareceu com 1:46,9. Num grid de 19 ficou em 10o.
O preparador já sabia as providências que tinha que tomar no acerto da traseira e o Celso mostrou que está com vontade recuperar as posições da frente ao dizer que na corrida o rendimento será outro. Confiei na motivação dele.
Infelizmente eu não fui à corrida e não faço idéia do resultado que espero tenha sido bom para ele. Mas se ele me mandar algo, vou colocar aqui mesmo como observação.
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