Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Futebol - sim, eu assisti um jogo

Todo mundo sabe que o meu negócio não é futebol. Na verdade eu simplesmente não sei nada de futebol. Nem o nome dos times ou dos jogadores. Mas eu quiz assistir o jogo do Corinthians hoje por curiosidade. Dois jogadores eu reconheci. O Denilson e o Ronaldo. O Denilson tá num tal de Itumbiara que no meio do jogo eu descobri que é cidade porque o locutor falou que um sujeito, não sei quem, nasceu em Itumbiara, o que faz da dita cuja uma cidade. Sim, tem Itumbiara.

O mais interessante do jogo é entender o que o Ronaldo faz lá. O jogo mesmo não foi nada demais. Dois ataques ruins e uma defesa razoável, a do Itumbiara que na verdade tomou só um gol porque o pênalti não foi pênalti mas infelizmente o gol foi gol. Gol é quando a bola vai parar lá no fundo da rede, uma metade do povo da arquibancada grita gooooooollll, a outra metade saúda a mãe do juiz e uns 3 ou 4 saem correndo e gesticulando na crença de que podem reclamar da situação. Ao mesmo tempo 3 ou 4 do outro lado fazem uns gestos assim meio...hummmmmm, meio esquisitos tá. Sei não.

E o coringão não tomou um no primeiro tempo de pura sorte. A história desse jogo poderia ter sido outra. O Ronaldo fenômeno, fenômeno noturno, tá mesmo no bico. Em dez minutos correndo menos de meio campo já tava com a gravata esticada. Não tem a mínima chance na condição em que está. Hoje ele não é um atleta. Atleta era o Riva, esse sim. O Denílson corre dez vezes mais que o Ronaldo. Aliás todo mundo corre mais que ele. Até o juiz corre mais que ele. Quando ele entrou foi junto outro cara cujo nome nem faço idéia. Mas a função dele estava clara. Correr pelo Ronaldo. Ele corre com a bola, o Ronaldo pega depois e.....perde a bola dando showzinho de driblar 3 caras na frente dele.

Francamente cumpadre, Pelé e Coutinho nunca mais. Aliás o Pelé é sim o nosso maior jogador de todos. Nessa marcação que teve o Ronaldo hoje, o Pelé passava a bola para que alguém fizesse. Houve situações em que o Pelé foi marcado por 4. Claro que assim estava faltando defesa em algum lugar. O Pelé deve ter marcado uns 20% a menos do que poderia.

Mas voltando ao Ronaldo, o que ele foi fazer tá claro demais. Foi um jeito de manter o estádio cheio hoje e ao mesmo tempo garantir bilheteria no Domingo. Pode crer que a arrecadação de Domingo vai ser uma paulada. O eterno sofredor sabe que o fenômeno de boates e motéis estará lá.

Vou assistir o jogo de Domingo também, e também por curiosidade, e depois eu digo porque eu acho que o Ronaldo está no Coringão. Não é para jogar. O tempo dirá.

Ah, antes que me perguntem se eu torço para alguém, torço sim. Torço pra mim e fui rebaixado no campeonato.

Nenhum comentário: