Páginas

domingo, 5 de abril de 2009

IKWC 2006 - muita disputa e muitos problemas

A segunda edição do IKWC passou por um desafio tanto para os pilôtos como para a organização da prova. Estavam inscritos 84 pilôtos. O dôbro em relação à primeira edição no ano anterior. O dôbro de pilôtos pode significar mais que o dôbro de problemas. Além disso há algumas coisas muito importantes a serem consideradas. A disputa é de Indoor, ou seja, pista fechada literamente falando. Os karts óbviamente são alguados e portanto quanto mais pilôtos mais provas qualificatórias e mais desgaste dos karts. E também mais desgaste psicológico e físico.

Provas profissionais de automobilismo podem contar com estruturas condizentes com as necessidades desde que haja verba para isso. Num caso dêsses onde tudo é amador, as estruturas são caras demais para o propósito. A verba do IKWC vem efetivamente das inscrições. Então é difícil pensar em uma organização nos moldes de uma F1 ou um DTM. Além desse aspecto o ingresso de mais pilôtos acendeu a disputa desde o seu início. Se o resultado final está baseado em pontuação, qualquer participação ruim numa etapa vai ser compensada com mais agressividade na etapa seguinte. Isso causou um pouco de confusão e reuniões entre organização e pilôtos, reclamações formais e todo o desconforto que uma situação dessas causa. Em outras palavras se tornou na prática uma competição de karts com todos os ingredientes necessários, incluindo os desagradáveis.

Nessa edição houve o primeiro socôrro médico do campeonato. Os pilôtos comparecem no kartódromo uma semana antes para treinos livres. Isso já faz com que o preparo físico seja pôsto à prova. Muito especialmente se o pilôto conquistar as condições necessárias para disputar a final. A final acontece no domingo e há uma prova anterior de uma hora. Um sueco, Heinz-Harald Enqvist, têve que ser tirado do kart por ter chegado à exaustão e precisou ser levado ao hospital local para uma avaliação que resultou no seu retorno no mesmo dia para assistir à final da competição. Foi aplaudido no retorno. Isso coloca a disputa num nível de dificuldade considerável.

A final não foi menos ácida que as preliminares. Houve muitas banderias e penalizações. Um dos penalizados, Thiago Costa, se retirou da competição por discordar com a aplicação da penalidade. Outros desistiram por condições físicas. Houve também problemas mecânicos. Afinal, se os pilôtos estavam indo à exaustão, porque justamente os karts suportariam tudo sem manifestar nada?

A corrida terminou conforme segue abaixo:

1 - Alex Gumpenberger - Áustria
2 - Sebastiaan Circkens - Holanda
3 - Tony Rolfson - USA

Embora os 3 primeiros não tenham sido brasileiros, nós ficamos muito bem representados com os pilôtos que ocuparam as posições seguintes, que foram:

4 - Ed Cordeiro - Brasil
5 - Pedro Washington - Brasil
6 - Thiago Costa - Brasil

Importante destacar que Ed Cordeiro foi o campeão da sênior.

Essa edição contou com a presença de 6 mulheres na disputa, entre elas Paula Cordeiro, espôsa do nosso amigo Ed.

A equipe brasileira - TopKart - terminou em segundo atrás da americana GodfreyRacing

Foi de tal forma complicada essa etapa que no site da categoria não constam fotos do evento. Mas essa confusão acabou se tornando uma espécie de respaldo para as edições seguintes. Coisa do tipo ´vamos fazer melhor dessa vez´. No próximo post, o campeonato de 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse evento foi o primeiro dos dois que fui. O lugar é fantástico. Um paraíso de entretenimento automotivo. Exposição de carros de corrida (NASCAR, F-3,...), salão de jogos, sala de TV, lanchonete, ...duca.

Minha meta era apenas chegar na final e ajudar o Pedro Washington a conquistar o título mundial que ele perdeu em 2005 por quebra de kart na final. Hoje Pedro é #1 do ranking mundial mas não levou até hoje o título de pilotos. Na época me ajudou muito a melhorar minha tocada e devo meu expressivo resultado para um novato a ele.

Venci duas corridas inesquecíveis. Fechei, na raça, em segundo numa disputa com um piloto local e noutra sexto lugar com o PIOR kart da pista contra 18 pilotos.

Abs
Ed