Num comêço de campeonato, especialmente um com tantas mudanças como está sendo o desse ano, o que mais vale do ponto de vista analítico são as comparações entre uma etapa e outra. À medida que os resultados vão dando definição ao campeonato, aí passa a ser característica a pontuação obtida porque as possibilidades estão diminuindo a cada prova.
No atual estágio do campeonato e com o resultado meia bôca do GP de hoje, a única comparação realmente significativa da performance das equipes, está restrita ao período de classificação. Nesse ponto pode-se destacar conforme as tabelas abaixo que a Brawn tem condições de disputar a ponta do campeonato. Francamente, eu apostaria na Brawn e nos seus pilôtos. A única grande incógnita é a situação financeira da equipe. Na prática ninguém faz a menor idéia do tamanho do seu fôlego financeiro. Mas fôlego técnico tem sem dúvida.
Na classificação vimos mais uma pole de Button que por sinal foi o vencedor também. Já está bem no campeonato e é claro que é o provável pole da próxima corrida. Vamos lembrar que mesmo com as possibilidades de ultrapassagens que apareceram nesse campeonato, a pole position é altamente significativa em qualquer prova de velocidade. A Toyota mostrou a que veio. Os dois em segundo e terceiro na largada desse GP embora não tivessem obtido tempo no anterior. A Williams de novo lá na frente e de novo com o mesmo pilôto. E o Nakajima repetiu exatamente a mesma colocação do GP anterior. A BMW outra vez lá na frente nas mãos de Kubica. Kimi teria ficado apenas uma posição mais atrás na comparação com o GP anterior. A Renault é que parece ter encontrado um atalho no setup pois largou no Q3 enquanto que no GP passado não chegou lá. Mas isso nas mãos do Alonso. Nos dois GP´s a diferença de tempo de classificação entre o primeiro e o oitavo foi de um segundo. Na Austrália Mark Webber ficou 1,044s atrás do pole. Na Malaysia Kimi ficou 0,989 atrás do pole mas em sétimo por conta da penalização de Barrichello pela troca da caixa de marchas.
No geral, com excessão da Toyota, a performance da F1 se repetiu no qualifying. Apenas na corrida não foi possivel fazer as mesmas comparações porque terminou de forma bem alvoroçada. Por conta disso eu penso que Shangai é a segunda corrida do campeonato que vai dar chance das equipes mostrarem o que estão em condições de fazer.
Por falar em Shangai, de acordo com um post anterior, esta pista tem apenas 100 mts de diferença e a média não chega a 1% de diferença entre esta e a da Malaysia. E o que pode atrapalhar a vida das equipes? A pista de hoje tem 3 curvas fechadas feitas em segunda marcha a menos de 100 km/h. Dessas, duas são subsequentes sucedendo um trecho longo de alta velocidade. Em Changai são 4 curvas assim e nenhuma sucede a outra imediatamente. Acho, com base nisso, que a exigência nos freios será maior. E os pneus também pagam por isso. Não são apenas as retomadas e aceleração em curva que sobrecarregam os pneus. As frenagens também. Em todo caso as diferenças de performance global entre as pistas é pequena e por consequência há a possibilidade de que os resultados de qualifying e prova (caso termine) sejam mais ou menos os mesmos que do GP da Austrália mas com a Toyota no meio. Podemos contar com a Toyota se metendo entre Brawn, Williams e BMW. McLaren deve ficar de novo no meio da bagunça e a Ferrari na arquibancada ou no box, à escolha. Em relação à Ferrari, esta não transmite a segurança de que vá mostrar um desempenho bem melhor. E a McLaren, que o Hamilton está sim carregando no ombro, desde os testes da Catalunya e Jerez dá a impressão clara que vai ficar de novo vendo os antigos perdedores chegarem à sua frente.
Seguem as classificações dos últimos 2 GP´s
* Vettel da Red Bull largou em 13o. porque foi penalizado, mas fez 0,3s mais lento que o pole o que lhe daria a terceira posição no grid à frente de Barrichello que perdeu 5 posições por penalização.
* Nos dois Gp´s a Force India, que assim como a Brawn usa motor Mercedes, ficou no fim da classificação.
No atual estágio do campeonato e com o resultado meia bôca do GP de hoje, a única comparação realmente significativa da performance das equipes, está restrita ao período de classificação. Nesse ponto pode-se destacar conforme as tabelas abaixo que a Brawn tem condições de disputar a ponta do campeonato. Francamente, eu apostaria na Brawn e nos seus pilôtos. A única grande incógnita é a situação financeira da equipe. Na prática ninguém faz a menor idéia do tamanho do seu fôlego financeiro. Mas fôlego técnico tem sem dúvida.
Na classificação vimos mais uma pole de Button que por sinal foi o vencedor também. Já está bem no campeonato e é claro que é o provável pole da próxima corrida. Vamos lembrar que mesmo com as possibilidades de ultrapassagens que apareceram nesse campeonato, a pole position é altamente significativa em qualquer prova de velocidade. A Toyota mostrou a que veio. Os dois em segundo e terceiro na largada desse GP embora não tivessem obtido tempo no anterior. A Williams de novo lá na frente e de novo com o mesmo pilôto. E o Nakajima repetiu exatamente a mesma colocação do GP anterior. A BMW outra vez lá na frente nas mãos de Kubica. Kimi teria ficado apenas uma posição mais atrás na comparação com o GP anterior. A Renault é que parece ter encontrado um atalho no setup pois largou no Q3 enquanto que no GP passado não chegou lá. Mas isso nas mãos do Alonso. Nos dois GP´s a diferença de tempo de classificação entre o primeiro e o oitavo foi de um segundo. Na Austrália Mark Webber ficou 1,044s atrás do pole. Na Malaysia Kimi ficou 0,989 atrás do pole mas em sétimo por conta da penalização de Barrichello pela troca da caixa de marchas.
No geral, com excessão da Toyota, a performance da F1 se repetiu no qualifying. Apenas na corrida não foi possivel fazer as mesmas comparações porque terminou de forma bem alvoroçada. Por conta disso eu penso que Shangai é a segunda corrida do campeonato que vai dar chance das equipes mostrarem o que estão em condições de fazer.
Por falar em Shangai, de acordo com um post anterior, esta pista tem apenas 100 mts de diferença e a média não chega a 1% de diferença entre esta e a da Malaysia. E o que pode atrapalhar a vida das equipes? A pista de hoje tem 3 curvas fechadas feitas em segunda marcha a menos de 100 km/h. Dessas, duas são subsequentes sucedendo um trecho longo de alta velocidade. Em Changai são 4 curvas assim e nenhuma sucede a outra imediatamente. Acho, com base nisso, que a exigência nos freios será maior. E os pneus também pagam por isso. Não são apenas as retomadas e aceleração em curva que sobrecarregam os pneus. As frenagens também. Em todo caso as diferenças de performance global entre as pistas é pequena e por consequência há a possibilidade de que os resultados de qualifying e prova (caso termine) sejam mais ou menos os mesmos que do GP da Austrália mas com a Toyota no meio. Podemos contar com a Toyota se metendo entre Brawn, Williams e BMW. McLaren deve ficar de novo no meio da bagunça e a Ferrari na arquibancada ou no box, à escolha. Em relação à Ferrari, esta não transmite a segurança de que vá mostrar um desempenho bem melhor. E a McLaren, que o Hamilton está sim carregando no ombro, desde os testes da Catalunya e Jerez dá a impressão clara que vai ficar de novo vendo os antigos perdedores chegarem à sua frente.
Seguem as classificações dos últimos 2 GP´s
Melbourne
Button - Brawn - 1:26,202
Barrichello - Brawn - +0,303
Vettel - Red Bull - +0,628
Kubica - BMW - +0,712
Rosberg - Williams - +0,771
Massa - Ferrari - +0,831
Raikkonen - Ferrari - +0,961
Webber - Red Bull - +1,044
Heidfeld - BMW - 1:25,504 (Q2)
Alonso - Renault - 1:25,605 (Q2)
Malaysia
Button - Brawn - 1:35,181
Trulli - Toyota - +0,092
Glock - Toyota - +0,509
Rosberg - Williams - +0,569
Webber - Red Bull - +0,616
Kubica - BMW - +0,925
Raikkonen - Ferrari - +0,989
Barrichello - Brawn - +0,45 (penalização)
Alonso - Renault - +2,478
Heidfeld - BMW - 1:34,769 (Q2)
Button - Brawn - 1:26,202
Barrichello - Brawn - +0,303
Vettel - Red Bull - +0,628
Kubica - BMW - +0,712
Rosberg - Williams - +0,771
Massa - Ferrari - +0,831
Raikkonen - Ferrari - +0,961
Webber - Red Bull - +1,044
Heidfeld - BMW - 1:25,504 (Q2)
Alonso - Renault - 1:25,605 (Q2)
Malaysia
Button - Brawn - 1:35,181
Trulli - Toyota - +0,092
Glock - Toyota - +0,509
Rosberg - Williams - +0,569
Webber - Red Bull - +0,616
Kubica - BMW - +0,925
Raikkonen - Ferrari - +0,989
Barrichello - Brawn - +0,45 (penalização)
Alonso - Renault - +2,478
Heidfeld - BMW - 1:34,769 (Q2)
* Vettel da Red Bull largou em 13o. porque foi penalizado, mas fez 0,3s mais lento que o pole o que lhe daria a terceira posição no grid à frente de Barrichello que perdeu 5 posições por penalização.
* Nos dois Gp´s a Force India, que assim como a Brawn usa motor Mercedes, ficou no fim da classificação.
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