Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

IKWC 2008 - primeira vez na europa

No ano passado o IKWC foi para a Bélgica. A pista é a Worldkarts - Flanders Indoor Karting na cidade de Kortrijk. Europa e Estados Unidos são lugares diferentes em tudo. Por exemplo nessa pista se usou um circuito de 900 mts que tinha duas curiosidades. Uma ponte e um túnel. Para quem está habituado a pistas de kart indoor em terreno plano, isso é uma sofisticação considerável. Mas fora isso, o piso dá mais aderência que a pista de Phoenix, F1 Race Factory Indoor Racing Center. Os karts foram elogiados pelos participantes e principalmente no quesito equilíbrio.

Mas nem tudo pode ser previsto nos mais mínimos detalhes. O regulamento da competição foi alterado e se criaram uma categoria Light e uma Heavy, respectivamente leves e pesados. A razão está relacionada ao lastro máximo admissível nos karts. Resolvida essa questão os 90 participantes vindos de vários lugares inclusive do oriente, puderam experimentar os karts e a pista e também um pouco do turismo local.

Isso incluiu uma festinha patrocinada por um restaurante local. O ´t Waaihof´ patrocinou um pilôto na edição de 2008, Mattjias Maas, e também uma equipe de belgas que terminou em segundo na ´copa das nações´. Um encontro desses é uma benção numa semana em que o esforço físico é crescente à medida em que a competição vai indo para o final.

As disputas finais foram muito apertadas nos pontos com diferenças insignificantes.

Na pesados

1 - Mathias Grooten - Bélgica - 117 pts
2 - Marc Viskens - Bélgica - 117 pts
3 - Pedro Washington - Brasil - 112 pts

Na leve

1 - Gregory Laporte - Bélgica - 113,5 pts
2 - Bart Van de Vel - Bélgica - 113 pts
3 - Romano Frassen - Holanda - 113 pts

Na sênior

1 - Pablo Marlangeon - Brasil
2 - Diego Morales - Colômbia
3 - Slow Assis - Brasil

Feminina

1 - Lindsey Vigne - Bélgica
2 - Nicole Kronsteiner - Áustria
3 - Camille Verstraete - Bélgica

Equipes

1 - Talent Promotion Belguim A
2 - Bluestar Racing Team A
3 - Talent Promotion Belguim B

O domínio dos belgas não é de estranhar. As 3 primeiras edições ocorreram na mesma pista e na primeira vez na Bélgica é de se esperar que os pilôtos que estivessem bem adaptados à pista e aos karts de lá, tivessem um resultado melhor. Estiveram presentes 20 brasileiros e na classificação por equipes terminaram em quarto lugar. Na light o melhor classificado foi Lucas Motta em sétimo. Na pesados Pedro Washington em terceiro. Na tabela de resultados da light, onde correram as mulheres, não consta a participação de brasileiras.

No site há uma quantidade grande de fotos e também links para mais fotos.

Este post completa o resumo de cada uma das edições do IKWC. Os nossos pilôtos se saíram bem nas provas em que participaram. Temos uma equipe campeã, um campeão na principal e um na Masters, ou sênior como costumo chamar. A proposta da organização do campeonato é que a partir de 2008 haja um rodízio de locais. Assim sendo o próximo evento será realizado na cidade de Macaé no Rio de Janeiro. Em 2010 será nos Estados Unidos, em 2011 na europa e 2012 novamente no Brasil. Ao menos o planejamento é esse. E se acontecer tal e qual planejado será muito interessante. Embora seja uma iniciativa amadora e recente, é mais uma contribuição ao turismo e também mais uma forma de conectar pessôas que praticam um esporte e que jamais chegariam a se conhecer e disputar as mesmas curvas se alguém não tivesse a idéia de criar êsse campeonato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse campeonato foi um grande passo para a criação de uma comunidade internacional de kartistas indoor, todos amadores, que viajam o mundo anualmente para correr. Hoje temos uma espécie de Copa do Mundo de Kart Indoor anualmente relizada em 3 continentes alternantes: Europa, América do Sul e América do norte.

A Bélgica leva kartismo indoor muuuito a sério. São muito técnicos e velozes.
Foi pedreira.
Abs
Ed

Anônimo disse...

Em 2009 o Evento acontecerá no BRASIL !!!!!!
www.indoorkartworldchampionship.com

Abs
Ed