Páginas

domingo, 26 de abril de 2009

Nelsinho - vai ser difícil.

Na penúltima 500 milhas da Granja fiquei impressionado com a precisão da tocada de Nelsinho Piquet. Rubens e Massa que são também pilôtos de F1 mostraram juntos na pista que são autênticos profissionais de alta performance. Fora isso mostraram que além da profissão há também uma amizade entre êles. Nos boxes vi um Rubens muito descontraído e um Nelson fechado que falava apenas com a equipe e eventualmente com a namorada.

É claro que não se deve deixar de lado o fato de que estavam pilotando um veículo de humildes 13 hp´s, ao contrário dos mais de 600 de um F1. E além disso aquela prova é nada mais que diversão para êles.

Na F1 Nelson se mostrou uma decepção cometendo êrros infantis e tendo dificuldade de se adptar, ao contrário da sua passagem na GP2. E também sempre que aparece nas câmeras está com cara de poucos amigos. Junte-se à isso as suas declarações a respeito da relação com Flávio Briattore, as quais não há dúvida de que o colocaram numa posição política incômoda na equipe.

Mas na corrida de hoje há duas situações envolvendo êsses três pilôtos que são significativas. Na largada Massa ficou encaixotado entre o campanheiro de equipe e o amigo Rubens. Foi visível a agressividade tanto de Massa quanto de Rubens e também a esportividade. Lembrando-se de outras atuações de Massa, incluindo uma na corrida de hoje, talvez êle tivesse entrado mais ´decidido´ ao lado de Rubens, caso o concorrente ali fôsse outro que não o seu amigo compatriota. Há sim um respeito entre êles.

Mas no caso de Rubens e Nelson, voltas mais tarde, a situação me pareceu outra. Ninguém entendeu porquê Rubens reclamou de Nelson com gestos de mão, pois afinal estava disputando uma posição que Nelson tinha sim o dever de defendê-la. Mas uma amizade superficial ou a eventual ausência dela justificaria as reclamações infundadas? Claro que não porque nenhum dêles está lá num clube de amigos e sim numa arena em que o que menos importa é a sorte do concorrente, seja êste quem for.

Assim eu penso que a justificativa para os gestos de Rubens seja uma coisa muito diferente. Partindo-se do princípio de que estavam disputando uma posição e que portanto o da frente é referência e o de trás é o oponente, um êrro qualquer daquêle que vai à frente será festejado pelo seu perseguidor. E carros de F1 possuem espêlhos, ao contrário dos karts.

Não há dúvida de que Nelson sabia bem qual era o concorrente que vinha atrás. Essa é uma informação que lhe interessa muito. Ficou visível que a Brawn pode frear mais tarde que a Renault. Rubens se aproximava bem nas curvas de baixa. O que Nelson respondia imediatamente com o KERS na saída delas. E assim se viu que Rubens teria dificuldades de ultrapassar, como de fato aconteceu.

Mas foi estranho que em seguida à ultrapassagem, Nelson não aparecia no espêlho de Rubens. Êste o ultrapassou e abriu. Como a tv não mostrou êsse momento e a sua sequência, faço uso do resultado da ultrapassagem para uma interpretação.

A gesticulação de Rubens nada mais era que uma forma de sinalizar ao compatriota que não apenas estava perto demais como também reprovava a atitude de tocada dêste, como se a defesa legítima da sua posição fôsse inadequada. Como se sabe que Nelson está num momento muito difícil na F1 e que precisa mostrar serviço a qualquer custo, é sensato pensar que uma pequena pressão a mais possa acabar com a sua concentração que já não é aquelas coisas.

Assim sendo, interpreto que a gesticulação de Rubens tinha o propósito definido de tirar a atenção de Nelson, e que isso de fato aconteceu pois na mesma volta em que Rubens o ultrapassou a distância entre êles aumentou de imediato. Lembrando aqui que a Brawn não conta com a vantagem do KERS.

Se essa suposição da reação de Nelson for verdadeira, penso que êle pode dar adeus à F1 em pouco tempo. Se a questão é falta de concentração, não há o que o faça ter uma corrida constante, que é um dos importantes atributos para se obter algum resultado convincente mesmo que não seja a vitória. E se isso se deve à pressão que sofre vai acabar sucumbindo cêdo ou tarde porquê essa pressão qualquer pilôto de F1 vai sentir até a sua última corrida.

Não desejo que o garôto chegue à essa situação mas até aqui tem sido uma decepção e se não superar essa fase não terá o que fazer. Já Rubens que foi criticado desde que pôs os pés na F1 e que foi chamado recentemente de velho e gordo, já mostrou muitas vêzes que está bem antenado no panorama à sua volta.

Nenhum comentário: