Chegamos à metade do campeonato de F1 e Vettel deu um show no fim de semana. A bem da verdade um show em equipe. Grande piloto a bordo de um grande carro. Mereceu a vitória e a equipe mereceu muito a dobradinha. Ross Brawn é um grande estrategista mas não é milagroso. O que é dificil entender nessa corrida, fora a chatisse que só foi quebrada pelo pelotão de trás, é a estranha diferença de performance entre Rubens e Button. Portanto vou especular sobre o tema.
Rubens já venceu lá e sabe muito bem da dificuldade. Silverstone é referência para todos. Quem tem o melhor acerto óbviamente tem o melhor rendimento. A questão é como obtê-lo. E aqui é que eu penso que está a resposta para a diferença. Depois dos anos que passou andando atrás do alemão e mais o outros em que pilotou uma espiriteira, Rubens já tem bagagem suficiente para definir um acerto. Coisa com a qual ninguem que eu conheço concorda. E é por isso que eu sempre o cito como um piloto técnico. Ele efetivamente achou um caminho melhor que o Button.
Mas há mais um aspecto importante a ser considerado. São mais velozes que Silverstone apenas Spa e Monza. Isso nos dá a noção de que a Brawn pode ser superada pela Red Bull nessas duas e que Button pode ter trabalho com Rubens na pista. Na corrida de hoje a Red Bull sobrou. Ao mesmo tempo a tocada de Rubens foi consistente e terminou mais ou menos meia pista atrás do ponteiro, mas com mais 3 pilotos atrás dele, incluindo seu companheiro de equipe, e com performance bem próxima da sua. Bem melhor do que nos tempos de Honda quando estava condenado a terminar uma volta atrás com tempos bem medíocres.
Vamos e convenhamos. Permanecer na F1 é muito dificil. Ocupar a segunda posição no campeonato é bem mais dificil. Superar o maior rival numa corrida é mais dificil ainda. Portanto ponto para o rapaz.
Ponto para Nelson tambem??? Na minha leiga opinião não. A equipe não tem carro para andar nessas condições. A performance de Alonso não deixa dúvidas sobre isso. Às vezes ele arranca leite de pedra, mas se o equipamento nasceu ruim, assim o será até a próxima versão e o espanhol não é o superman. De fato hoje foi um dia em que Nelson deu uma respirada. Mas muito curta. Na equipe com certeza dirão que não têm carro para nadar naquelas condições. O que explica o desempenho do espanhol. O que também explica que Nelson tem sim uma certa afinidade melhor com pistas de alta. Há mais duas provas pela frente em pistas de alta. Vamos esperar.
O possível e improvável racha da F1 mereceu menos destaque que a vitória de Vettel. Aí nesse quesito pergunto porque a Ferrari é tão importante assim na F1 se hoje chega na zona de pontuação mais por milagre que outra coisa? Resposta: os italianos assitem duas vezes ao ano provas de F1 em casa e são torcida garantida onde a Ferrari vá. Se fizerem um campeonato só no Caribe e a Ferrari participar dele, lá estarão os ferraristas. Diferente dos ingleses que irão onde os seu pilotos forem mesmo que eles ocupem a centésima posição no campeonato. Esse racha na F1 mais me parece uma dicussão entre ingleses e italianos que outra coisa. Meu palpite é que não vai dar em nada. De qualquer forma toda essa discussão está sendo muito eficiente no quesito gerar notícia. E num mundo em crise como hoje quem não quer exposição na mídia?
Rubens já venceu lá e sabe muito bem da dificuldade. Silverstone é referência para todos. Quem tem o melhor acerto óbviamente tem o melhor rendimento. A questão é como obtê-lo. E aqui é que eu penso que está a resposta para a diferença. Depois dos anos que passou andando atrás do alemão e mais o outros em que pilotou uma espiriteira, Rubens já tem bagagem suficiente para definir um acerto. Coisa com a qual ninguem que eu conheço concorda. E é por isso que eu sempre o cito como um piloto técnico. Ele efetivamente achou um caminho melhor que o Button.
Mas há mais um aspecto importante a ser considerado. São mais velozes que Silverstone apenas Spa e Monza. Isso nos dá a noção de que a Brawn pode ser superada pela Red Bull nessas duas e que Button pode ter trabalho com Rubens na pista. Na corrida de hoje a Red Bull sobrou. Ao mesmo tempo a tocada de Rubens foi consistente e terminou mais ou menos meia pista atrás do ponteiro, mas com mais 3 pilotos atrás dele, incluindo seu companheiro de equipe, e com performance bem próxima da sua. Bem melhor do que nos tempos de Honda quando estava condenado a terminar uma volta atrás com tempos bem medíocres.
Vamos e convenhamos. Permanecer na F1 é muito dificil. Ocupar a segunda posição no campeonato é bem mais dificil. Superar o maior rival numa corrida é mais dificil ainda. Portanto ponto para o rapaz.
Ponto para Nelson tambem??? Na minha leiga opinião não. A equipe não tem carro para andar nessas condições. A performance de Alonso não deixa dúvidas sobre isso. Às vezes ele arranca leite de pedra, mas se o equipamento nasceu ruim, assim o será até a próxima versão e o espanhol não é o superman. De fato hoje foi um dia em que Nelson deu uma respirada. Mas muito curta. Na equipe com certeza dirão que não têm carro para nadar naquelas condições. O que explica o desempenho do espanhol. O que também explica que Nelson tem sim uma certa afinidade melhor com pistas de alta. Há mais duas provas pela frente em pistas de alta. Vamos esperar.
O possível e improvável racha da F1 mereceu menos destaque que a vitória de Vettel. Aí nesse quesito pergunto porque a Ferrari é tão importante assim na F1 se hoje chega na zona de pontuação mais por milagre que outra coisa? Resposta: os italianos assitem duas vezes ao ano provas de F1 em casa e são torcida garantida onde a Ferrari vá. Se fizerem um campeonato só no Caribe e a Ferrari participar dele, lá estarão os ferraristas. Diferente dos ingleses que irão onde os seu pilotos forem mesmo que eles ocupem a centésima posição no campeonato. Esse racha na F1 mais me parece uma dicussão entre ingleses e italianos que outra coisa. Meu palpite é que não vai dar em nada. De qualquer forma toda essa discussão está sendo muito eficiente no quesito gerar notícia. E num mundo em crise como hoje quem não quer exposição na mídia?
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