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domingo, 30 de agosto de 2009

Rubinho - decisão mais difícil da carreia.

Às vêzes as corridas de F1 trazem lembranças de outras do passado. Às vêzes não tão boas. Quando Rubens ficou parado na largada me lembrei da tragédia de Ricardo Paletti quando êste atingiu a traseira de Didier Pironi que ficou parado no grid com o motor apagado em 82. Se o mesmo tivesse acontecido hoje é muito provável que não apenas o pilôto que batêsse teria sobrevivido como também é possível que não sofresse maiores ferimentos. Mas não é bom contar com essas certezas. O melhor é que não aconteçam essas coisas.

Assim sendo eu diria que Rubens têve o seu dia de sorte já na largada. E mais sorte ainda quando o seu companheiro acabou ficando fora da prova pouco mais à frente. Se o questionamento é a sorte de um ou de outro eu penso que Button teve mais porque o problema da largada de Rubens acabou com as suas chances de pontuação. Marcou tão somente dois pontos enquanto Button não marcou nada. A diferença agora passou a ser de 16 pontos quando poderia ter sido bem menor.

Do meu ponto de vista desde o início da sua carreira Rubens está hoje no melhor momento, mesmo que venha a terminar em segundo esse campeonato de 2009. No ano passado a sua equipe confirmou apenas Button e por pura precaução pois não era certo que a mesma continuasse no campeonato em 2009. Superou aí uma dificuldade grande. Têve o seu lugar garantido mesmo estando próximo da aposentadoria. A sua equipe que era lanterna em 2008 está disputando com favoritismo o título de campeã de 2009. Conseguiu superar com muita habilidade a performance do companheiro de equipe e mesmo tendo perdido a largada de hoje e caído para a última colocação, se viu livre de duelar por pontos com o campanheiro que caiu fora da corrida prematuramente. A próxima prova tem condições um tanto similares à de hoje e portanto lhe abre a chance de classificar à frente de Button.

Acho que estar disputando a ponta do campeonato de F1 aos 38 anos é um mérito para poucos. Não faltarão as línguas felinas que se apressarão em dizer que não há bons competidores e que o alemão não está mais na categoria. Mas há de se reconhecer que além de muito motivado êle está mostrando que reúne as condições necessárias para ter boas apresentações e quem sabe até mesmo se tornar campeão, o que seria um prêmio ao seu esfôrço.

Mas nesse ano ele deverá tomar uma decisão. Campeonatos são decididos prova a prova assim como corridas curva a curva. Se ele prosseguir em 2010 nada lhe garante que conseguirá o mesmo desempenho. Nada garante que a Ferrari não se torne a favorita de 2010. Também nada garante que um pilôto que este ano está amargando um carro e uma equipe ruim, o bi-campeão Alonso, não esteja em 2010 numa Ferrari, coisa que tem sido dita com frequência. Assim as chances de Rubens prosseguir na F1 estão diretamente ligadas a conjecturas mesmo tendo êle mostrado que é competidor de ponta na atualidade.

Caso êle ganhe 2009, o que parece muito difícil mas não impossível, seria um bom momento para encerrar a carreira. Mas e se terminar em segundo como é hoje a maior possibilidade? Vale a pena tentar mais um ano? Condições para isso êle mostra que tem, mas a resposta mesmo está dentro da cabêça dêle muito bem guardada. De qualquer forma se parar agora não volta mais. Com certeza será a decisão mais difícil a fazer na sua carreira.

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