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domingo, 30 de agosto de 2009

Spa-Francorchamps - Arena da velocidade!

Spa é o que eu chamaria de uma arena de velocidade. Comparando-se que a pretenciosa Valência que tem a intenção de rivalizar com Mônaco, Spa é um traçado que foi idealizado com o intuito declarado de ser uma pista de competições. Ao contrário de Valência onde se corre perto de muros, Spa é uma pista com visibilidade bem mais compatível com a atividade de automobilismo. Também ao contrário de Valência cuja ondulação pode ser percebida pela tv, Spa é um tapete que alterna aclives e declives. Enfim uma desafiadora pista de competição.

No site da F1 há um mapeamento das velocidades e marchas utilizadas em certos trechos da pista. Lá se vê que que há um trecho muito longo de velocidade ascendente até a máxima onde aerodinâmica e motor fazem muita diferença. Tanto que Barrichelo não ultrapassou Badoer logo de cara após o primeiro pit. Há um trecho onde é muito utilizada a terceira marcha. Comparando-se por esses mapas a corrida anterior com esta, é possivel entender que o câmbio é bem menos solicitado em Spa. Há um único ponto onde se utiliza a primeira marcha. Os trechos em declive são igualmente desafiadores. Ganha-se muita velocidade numa condição em que o carro pode ir para fora da pista por muito pouco. Outra dificuldade é a entrada do box. Embora num trecho de baixa é preciso fazer um contorno não tão fácil assim. Por tudo isso o pilôto é desafiado a ser preciso, arrojado e também um bom acertador.

Coisas que o Fisichella mostrou que é com muita evidência. E a Ferrari também mostrou que achou de novo o caminho das vitórias apesar da ausência de um dos pilôtos que deixou temporáriamente o seu lugar a um que está literalmente fora de combate. Como Spa é a segunda mais veloz do campeonato e a seguinte é Monza que é a mais veloz, há uma grande possibilidade de se repetir o resultado do pelotão da frente dessa corrida de hoje na próxima.

Já se sabe há muito tempo que os pilôtos que ingressam na F1 sentem uma dificuldade de adaptação com os freios. E é bem provável que o novato Grosjean tenha tirado da corrida o favorito do campeonato por conta da inexperiência. Na câmera onboard de Button ficou nítido que êle foi tocado na traseira. Isso complicou a definição do campeonato, mas ainda há mais um complicador. A corrida de Cingapura que é feita à noite. E se chover, como fica? No meu entender não é possível prosseguir. Assim como não choveu em Spa hoje, nada impede que chova em Cingapura. Não sei se é sensato ter êsse tipo de pista no final do campeonato. Uma coisa é chover em Interlagos à tarde e outra é chover em Cingapura à noite. Tudo suposição da minha parte. Esperar pra ver.

Restam 5 provas e a diferença entre Button e Rubens é de 16 pontos. Para ganhar o campeonato Rubens terá que chegar em todas as provas na frente de Button e estabelecer uma diferença média de mais de 3 pontos entre êle e o provável campeão. Vai ser difícil mas não impossível. E como a prova seguinte será numa pista também muito veloz como a de hoje, é provável que Kimi Raikkonen acabe por interferir na pontuação do campeonato. Portanto esse é um campeonato com as possibilidades claramente abertas embora altamente favoráveis ainda ao Button.

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