Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

GP de Cingapura - muros e luzes.

Acordei gripado, com uma leve dor de cabeça, e a chatisse da corrida acabou me levando ao sono. Só vi as batidas, o que me diz que não perdi nada pois foi o que houve de mais movimentado na corrida.


Rubens continua com chances mas agora ficou bem difícil pois tirar uma vantagem de 15 pontos em 3 corridas não é impossível mas é bem difícil. Passa a depender mais dos resultados de Button. Button pilotou bem mas nada de tão significativo como foram as suas apresentações no início do ano. Está cuidando da vantagem que tem sobre Rubens, ao passo que êste está arriscando bem mais pois nada perde com isso. Tanto que acabou batendo no qualify. Mas numa pista onde é visível a dificuldade de ultrapassagem, a classificação de Button foi bem desfavarável à êle. Não fosse isso teria conseguido um resultado bem melhor.

Na prática Rubens andou para trás. O melhor que conseguiu na classificação foi quinto por conta da batida. E no final acabou em sexto tendo ganho 4 posições em relação à de largada. Na verdade apenas recuperou ao longo da corrida o que deixou de ganhar na batida de ontem.

Mas se não houvesse punição pela troca do cambio, penso que êle não venceria pois Hamilton está com um carro que nada tem a ver com o do começo do ano. As coisas foram ficando mais difíceis para a Brawn à medida que os outros foram encontrando o caminho. E entre os que sabem que caminho seguir, um é Nico Rosberg que só perdeu o segundo lugar porque não conseguiu sair bem dos boxes. Não fôsse isso Alonso não estaria no pódium.

Quem perdeu o caminho de vêz foi Grosjean. Eu sempre pensei que os dois carros da Renault não são iguais. Quando digo isso me refiro a pequenas diferenças de set-up que dão aos dois conjuntos uma diferença de rendimento. Mas se esses carros são diferentes, os dois pilotos dêles são muito diferentes. Vamos dar um desconto ao suíço que está no começo na categoria. Hoje abandonou alegando problemas nos freios. E de fato parece ter sido isso mesmo. Mas em termos de pilotagem não acrescentou nada no lugar de Nelsinho. Acho até que ficou pior.

De resto essa corrida não casou nenhuma impressão mais significativa além do que diga respeito ao campeonato. Pista bem ondulada, sem visibilidade, chicanes e zebras discutíveis. Um festival de luzes e muros, entre os quais um já apelidado de “muro do Piquet”.


Nenhum comentário: