Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Kart São Paulo - Etapa final da Light deve ser a mais emocionante.



No kartismo Indoor é praticamente impossivel se fazer alguma previsão com base em matemática pois as performances são inconstantes porque são dependentes de variáveis fora do controle do piloto. Assim sendo, se os resultados do piloto são constantes, então êle trabalha bem e tem estrela, pois andou com equipamentos naturalmente diferentes em cada etapa.

Tomando-se as posições de chegada como medida de performance, o Gilberto era o franco favorito pois subiu no pódium em todas as etapas da Light com 3 vitorias consecutivas, 1 sexto e mais duas vitorias consecutivas. Por exemplo, após a 4a. etapa, quando terminou em sexto, ficou fácil inferir que era candidato a mais pódiums, o que de fato ocorreu.

Na pontuação atual, entre o segundo e o décimo da Light há uma diferença de 26 pontos. Estão disponíveis 31 pontos para o vitorioso, o que resultaria em 112 pontos para o Rampineli no caso de vitória na última etapa. Da mesma forma, se o Messiel não conseguisse ir além da décima colocação na proxima prova, isso o deixaria com 127, o que não lhe dá o segundo lugar pois os outros evidentemente estariam pontuando tambem. Aí nesse grupo do 2o. ao 10o. estão aqueles que definirão o segundo e terceiro do campeonato Light. Isso poderá se dar tanto por simples interferencia no resultado da ultima prova, como também diretamente em função da colocação obtida, caso particular do Messiel com 107 pontos atualmente.

Olhando-se para a performance em termos de resultado final de cada um, obtiveram 3 podiums no campeonato o Messiel, Giannini, Junqueira e Rocha. Entre esses o Giannini se destaca com 2 segundo e um terceiro lugar. O Werner é o único com 4 podiums nesse grupo sendo um deles uma vitória. O Marcelo Nogueira e o Stocco aparecem com 2 podiums, e o Manoel Neto e o Rampineli com 1 cada.

De todos quem andou em ritmo sempre crescente foi o Marcelo Nogueira que apenas na ultima prova se deu mal e finalizou em 9o. É candidato a pódium na próxima, na minha opinião. O Werner teve como pior colocação no campeonato 2 vezes sexto. Entre êle e o Messiel há 10 pontos de diferença. Se ganhar a corrida sobe para 123 o que lhe dá muitas chances de ser o terceiro. O Messiel, em segundo lugar no campeonato é óbviamente o favorito a terminar na segunda colocação. O Stocco teve uma participação mais discreta mas não é carta fora do baralho. O Gianini teve um resultado muito ruim e uma ausencia. Toca muito, tem um belo traçado, mas é o mais pesado da turma e por isso se não pegar um foguete vai ser dificil.

Mas não se pode esquecer duas outras variáveis.
O Zé Ayres chegou mostrando serviço e nada impede de interferir no resultado da corrida e por tabela na definição do campeonato. Do restante apenas 6 subiram no pódium, eu incluso, sendo que 3 aparentemente desistiram.
Outra coisa que pode mudar o panorama é o clima. Se chover vira loteca total. Desde que eu entrei no campeonato não choveu e por isso eu não tenho a menor ideia do que o grupo faz andando na água. Caso chova, o curto sem chicane vai ser a melhor opção de circuito. Se for o longo com chicane vou assistir tudo da ultima colocação.

Enfim, essa última etapa vai ser uma briga de foice pelos pontos e promete ser a prova mais emocionante da Light.


3 comentários:

Anônimo disse...



Poderíamos sugerir que no próximo campeonato, pilotos que entrassem digamos nas tres ultimas provas ganhariam troféu caso fossem ao pódium mas não pontuariam. Acho injusto que eu por exemplo, que entrei apenas nas duas últimas provas do ano, roube pontos de quem disputa o campeonato. Mas também quero disputar podium e ganhar troféu.
Zé Ayres

Zé Clemente disse...

Zé,
Acho muito dificil uma proposta dessa dar certo. O nosso campeonato não tem nada de profissional, ou seja, mesmo na mais feroz disputa de pista, tudo não vai além do plano esportivo.
Outro problema é que justamente pelo fato de ser uma coisa totalmente amadora, os participantes vão fazer questão de levar os trofeus pra casa.
Mas o ponto mais dificil é em relação à esportividade. Se voce estiver e na liderança e entrou na ultima corrida do campeonato e o caro que está atrás de voce ganha se vencer a prova, ele pode ganhar o campeonato sem disputar. E aí?

Não deixe de comentar a tua opinião sobre o formato do campeonato no post indicado na seção ´Destaque´ (link no canto superior direito).
Abraço

Stocco disse...

ae meu!

só sei de uma coisa, essa última prova vai ser a prova da minha vida... vou correr pra ganhar a prova e garantir o segundo lugar no campeonato, segundo lugar que era meu até essa ultima etapa que tive que largar dos boxes!

abraços!