Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nossos melhores pilotos.

Se há uma pergunta polêmica e dificílima de se responder é a avaliação de quem foi o nosso melhor piloto. A lista é tão grande que daria origem a uma enciclopédia. Se a resumirmos e falarmos dos nossos 3 campeões de F1, ficará muito mais simples ao mesmo tempo que estaremos tratando também de uma polêmica.

Curiosamente, os posts que seguem foram escritos uma semana antes da Autosport publicar o resultado de uma pesquisa com outros pilotos da F1 que apontou Ayrton Senna como o melhor da história. Não vou mudar um vírgula do que escrevi, mesmo porque a minha intenção não é dar a minha nota para quem dos nossos 3 eu considero o melhor.

Nos últimos anos tenho lido na internet opiniões sobre esses três, que na maioria das vezes se mostram incoerentes e excessivamente apaixonadas. Quando essas opiniões são emitidas pelo público jovem, acaba ficando pior porque infelizmente essas pessoas não teem tantas referências, pois de um tempo para cá o automobilismo nacional enfrentou uma visível decadência que se manifesta nas arquibancadas vazias. E assim apenas os da velha guarda fazem menção a pilotos como Ingo Otto Hoffmann, que tem uma lista impressionante de vitórias na Stockcar, fora a sua passagem pela Europa que incluiu a F-1. Também são poucos que mencionam, por razões compreensíveis, José Carlos Pace, que lamentávelmente faleceu num acidente aeronáutico na compania de outro grande piloto, seu amigo Marivaldo Fernandes.

Comparar pilotos de épocas diferentes é mais ou menos como comparar laranjas com frutos do mar. São pessoas diferentes que atuaram em épocas e condições diversas. Por isso é tão comum recorrer-se a estatísticas. Num julgamento desses Michael Schumacher é indiscutívelmente o melhor da história mundial.

Nos proximos 3 posts vou dar a minha opinião pessoal a respeito dos nossos campeões de F-1. Quero lembrar que o que penso deles é subjetivo e global. Não vou entrar em detalhes profundos, típicos dos jornalistas europeus que acompanham tudo, prova a prova, e acabam se tornando até referencia de comentários.

E antes de iniciar vou colocar um julgamento meu a respeito das opiniões do público em geral. Nunca li nada dizendo que as opiniões sobre esses 3 são como são, muito especialmente em função da identificação do público com a pessoa do piloto, a sua personalidade. É normal nos depararmos com divergências fortes quando o tema é Piquet X Senna. É parecido com discussões sobre futebol. Há muita paixão envolvida e a exposição na mídia pôs lenha na fogueira com o passar do tempo, e por conta disso apareceram os defensores e os agressores. Penso que o julgamento que o público tem desses pilotos está muito contaminado pela exposição deles na mídia.

Não tenho a mínima pretenção de agradar gregos e troianos. Portanto, mãos à obra. As opiniões são bem vindas, inclusive as divergentes.

Nenhum comentário: