Páginas

domingo, 10 de janeiro de 2010

"Entortadas" do Sidney Cardoso

Sem dúvida o mais reverenciado mestre do controle das entortadas é Bird Clemente. Ficou famoso pelo seu estilo de pilotar. Os carros da sua época tinham uma tendencia natural para entortar nas curvas, mas apenas os mais habilidosos tiraram partido disso.


Bird, piloto nato, adotou essa atitude de pilotagem como padrão. Mas uma coisa é fazer curvas de lado e outra é virar tempos baixos assim. Nisso Bird se destacava pois era capaz de passar horas fazendo isso e liderando uma corrida.


É preciso perícia e precisão, ou do contrário vai visitar a grama que fica depois do asfalto. Conheço ao menos um relato de quem viu dentro da pista Bird pilotando assim, no melhor da audácia e sem perder a prova por falta de controle ou excesso na manobra.


A foto abaixo é dele no Mark I. Note que as rodas dianteiras estão práticamente alinhadas com o eixo do carro. É a hora em que o piloto normalmente põe o pé no fundo e desde que a tendencia de escapar já tenha se dissipado, ganha tração no trecho final da curva.







A foto que segue é de Bird à frente da carretera 38 de Nelson Marcílio. A frente da carretera é realmente graciosa.







Na semana passada perguntei ao Carol Figueiredo se ele gostou mais de pilotar karts ou carros e ele disse que não faz distinção quanto ao gosto. Nessa foto Carol ´entorta´ o Mark I na entrada do S de Jacarépaguá.





Nenhum comentário: