Há poucos dias no autódromo de Guaporé, Paulo Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro, levou na cegonha o protótipo Polar D4 para rodar na pista pela primeira vez depois da sua reconstrução. É desnecessário afirmar o imenso valor que tem para a cultura automobilística de um país a iniciativa de por na pista em condições de uso, um carro que foi campeão na sua categoria há 3 décadas. Ganham todos sem excessão e mais um, o seu piloto na época.
Alguém que conhecia de fato esse histórico protótipo seria a pessoa indicada para um shakedown. Reproduzo abaixo o e-mail enviado por Jan Balder descrevendo em palavras rápidas mas suficientes e precisas, como é pilotar de novo esse carro após a sua recente reconstrução.
POLAR EM GUAPORÉ
SENTEI NELE PELA PRIMEIRA VEZ EM CIMA DA CEGONHA TRANSPORTE NO MUSEU EM PASSO FUNDO QUANDO ACERTAMOS A ALTURA DOS PEDAIS, COM MEUS PÉS DESCALÇOS, COM AJUDA DO CEREGATTI.
NO DIA SEGUINTE AO CHEGAR EM GUAPORÉ ENTREI NO CARRO AINDA NO BOX JÁ COM SAPATILHA E PERCEBI QUE DARIA PARA PILOTAR COM CERTO CONFORTO.
PROTÓTIPOS DE CORRIDAS SÃO BARULHENTOS NO INTERIOR, QUANDO ARISCOS BALANÇAM MUITO, UMA SENSAÇÃO ESTRANHA À PRIMEIRA VISTA.
VOLTEI NO TEMPO E ME LEMBREI DO CASARI 230, AVALLONE E DO PRÓRIO POLAR, CARROS QUE PILOTEI NO INCIO DA DECADA DE 70.
AO SAIR DO BOX NOTEI QUE O TRAMBULADOR NÃO ENGATAVA TODAS AS MARCHAS, APENAS 4a E 5ª, MAS COMO A FAIXA DO MOTOR É BEM ELASTICA NÃO FOI PROBLEMA.
A RETA DE GUAPORÉ DEFRONTE AOS BOXES DEVE TER UNS 700 METROS E NO FINAL FREIEI A UNS 150 METROS PARA A PRIMEIRA CURVA QUE É UMA ESPECIE DE FERRADURA DE MÉDIA VELOCIDADE E SENTI A TRASEIRA PLANTADA AO SOLO MAS A FRENTE COM CARGA MUITO DURA PULAVA A QUALQUER BUMP DA PISTA.
FIZ A VOLTA TODA MATANDO SAUDADES DA PISTA E ESPECIALMENTE DO POLAR.
DEI 3 VOLTAS E NOTEI OS FREIOS UM POUCO DUROS E MEIO ENFORCADOS E QUANDO PAREI NO BOX DIMINUIMOS A PRESSÃO DOS PNEUS SLICK MICHELIN E PEDI PARA O PAULO TREVISAN TESTA-LO.
ELE DEU OUTRAS 3 VOLTAS E QUANDO PAROU COMPARTILHAMOS OS MESMOS AJUSTES NECESSARIOS. AFINAL FAZIA 35 ANOS QUE O POLAR NÃO ENTRAVA NA PISTA.
QUANDO O TREVISAN FOI SAIR NOVAMENTE O MECANICO MARCÃO VIU QUE UM SELO DO BLOCO SAÍRA PARA ESCANTEIO.......... E CONSEQUENTE FALTA DE AGUÁ E A JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA
O MAIS IMPORTANTE FOI QUE COM 6 VOLTAS O POLAR RESSURGIU. ESTE FOI APENAS SEU PRIMEIRO TESTE.
16 DE JANEIRO DE 2010
Alguém que conhecia de fato esse histórico protótipo seria a pessoa indicada para um shakedown. Reproduzo abaixo o e-mail enviado por Jan Balder descrevendo em palavras rápidas mas suficientes e precisas, como é pilotar de novo esse carro após a sua recente reconstrução.
POLAR EM GUAPORÉ
SENTEI NELE PELA PRIMEIRA VEZ EM CIMA DA CEGONHA TRANSPORTE NO MUSEU EM PASSO FUNDO QUANDO ACERTAMOS A ALTURA DOS PEDAIS, COM MEUS PÉS DESCALÇOS, COM AJUDA DO CEREGATTI.
NO DIA SEGUINTE AO CHEGAR EM GUAPORÉ ENTREI NO CARRO AINDA NO BOX JÁ COM SAPATILHA E PERCEBI QUE DARIA PARA PILOTAR COM CERTO CONFORTO.
PROTÓTIPOS DE CORRIDAS SÃO BARULHENTOS NO INTERIOR, QUANDO ARISCOS BALANÇAM MUITO, UMA SENSAÇÃO ESTRANHA À PRIMEIRA VISTA.
VOLTEI NO TEMPO E ME LEMBREI DO CASARI 230, AVALLONE E DO PRÓRIO POLAR, CARROS QUE PILOTEI NO INCIO DA DECADA DE 70.
AO SAIR DO BOX NOTEI QUE O TRAMBULADOR NÃO ENGATAVA TODAS AS MARCHAS, APENAS 4a E 5ª, MAS COMO A FAIXA DO MOTOR É BEM ELASTICA NÃO FOI PROBLEMA.
A RETA DE GUAPORÉ DEFRONTE AOS BOXES DEVE TER UNS 700 METROS E NO FINAL FREIEI A UNS 150 METROS PARA A PRIMEIRA CURVA QUE É UMA ESPECIE DE FERRADURA DE MÉDIA VELOCIDADE E SENTI A TRASEIRA PLANTADA AO SOLO MAS A FRENTE COM CARGA MUITO DURA PULAVA A QUALQUER BUMP DA PISTA.
FIZ A VOLTA TODA MATANDO SAUDADES DA PISTA E ESPECIALMENTE DO POLAR.
DEI 3 VOLTAS E NOTEI OS FREIOS UM POUCO DUROS E MEIO ENFORCADOS E QUANDO PAREI NO BOX DIMINUIMOS A PRESSÃO DOS PNEUS SLICK MICHELIN E PEDI PARA O PAULO TREVISAN TESTA-LO.
ELE DEU OUTRAS 3 VOLTAS E QUANDO PAROU COMPARTILHAMOS OS MESMOS AJUSTES NECESSARIOS. AFINAL FAZIA 35 ANOS QUE O POLAR NÃO ENTRAVA NA PISTA.
QUANDO O TREVISAN FOI SAIR NOVAMENTE O MECANICO MARCÃO VIU QUE UM SELO DO BLOCO SAÍRA PARA ESCANTEIO.......... E CONSEQUENTE FALTA DE AGUÁ E A JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA
O MAIS IMPORTANTE FOI QUE COM 6 VOLTAS O POLAR RESSURGIU. ESTE FOI APENAS SEU PRIMEIRO TESTE.
16 DE JANEIRO DE 2010
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