Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Kart São Paulo - uma idéia amadurecida.



Uma atividade em grupo onde pessoas competem de forma individual por posições contra os seus oponentes, ao mesmo tempo que pode fazer emergir rivalidades também pode gerar uma expectativa para o próximo evento, onde todos se encontrarão para medir forças novamente. Falo de uma expectativa saudável daquele tipo em que no dia anterior você faz questão de lembrar que tem um compromisso já marcado ao qual não pode faltar.


Como uma pessoa que sempre praticou esportes desde a adolescência já presenciei muitas vezes o nascimento de amizades entre competidores. Por exemplo, o meu dentista o conheci na minha época de judoca. Nós dois deixamos este esporte e hoje, curiosamente, fazemos o mesmo tipo de preparação física - corridas, fora sermos dentista e paciente, e também amigos.


O Kart São Paulo, uma das pequenas ligas de Kart Amador de São Paulo, vai iniciar o seu quarto ano consecutivo de atividades. Pesam nisso diversos fatores, entre eles a intenção dos seus integrantes de estarem presentes aos eventos mês a mês, usufruindo da possibilidade de praticar o esporte que mais gostam, e também a motivação alimentada pelo ambiente social.





Todos os anos surge a duvida comum sobre a continuidade desses grupos, pois não é tão simples assim administrar as suas demandas, mesmo que não muito intensas. O grupo em si precisa estar motivado a comparecer e sintonizado com o propósito vigente, que é competição não profissional e a sociabilidade comum nas pistas de competição. Enfim, é preciso um apelo intrínseco.


Quando uma liga dessas ingressa no seu quarto ano consecutivo de existencia, isso define por si só que amadureceu. E por consequencia todos vão esperar que haja mais uma temporada e assim por diante.


Para se chegar nessa condição, a figura do organizador desempenha um papel crucial. É necessário que tenha visão esportiva e organizacional do evento que promove. É preciso ter a paciência necessária para suportar as queixas dos eventuais descontentes sem necessáriamente se render à elas, o que é situação natural do processo esportivo de competição. É preciso ter também a imprescindível capacidade de ser um bom public relations. E por último, exercer liderança natural e não imposta.


O Kart São Paulo realizou ontem uma corrida de confraternização, vencida pelo seu organizador, Otto Resende, e no final procedeu à entrega dos troféus destinados aos 8 melhores colocados das categorias Master e Light. Não participei da prova mas dei a bandeira de chegada, coisa que nunca fiz uma prova dessas. No pódium foi anunciado o campeonato de 2010 com uma alteração significativa, a ampliação do período da prova dos tradicionais 25 minutos padrão do kartódromo, para 30 minutos como era comum no passado.


Mantém-se o critério de divisão entre Master e Light, que privilegia a performance e é sem dúvida uma forma de tornar as competições mais dependentes da regularidade e capacidade de pilotagem dos integrantes. O site, no momento aponta a presença de 48 inscritos, eu entre êles.


Da minha parte a única contribuição que posso dar é comentar os acontecimentos. Mas para 2010 pretendo agregar mais uma pauta. Os comentários do enigmático e asqueroso Senhor Trevas, o abominável homem do kart. Afim de que não pairem dúvidas, nem é criação minha e nem sou eu o referido personagem. É um dos integrantes do grupo que óbviamente não vou declinar o nome pois extinguiria o charme da brincadeira. A fera está disposta a deitar aqui as suas sátiras, gozações e alucinações de todo o tipo, sobre as nossas participações. Se realmente se confirmar, todos saberão após a primeira etapa do campeonato quando essa misteriosa figura será conclamada a se manifestar. Será a primeira contribuição externa do blog, coisa na qual nunca tinha pensado.


O Kart São Paulo se tornou idéia amadurecida e isso é devido em grande parte ao Otto Resende, que sem dúvida é querido por todos os integrantes. Quero parabenizá-lo e também à sua esposa Ciça pelo sucesso na empreitada e pela capacidade indiscutível de ser um organizador respeitado, uma razão importante para permanecermos na liga. E lembrar à todos que em 10/02/2010 teremos a bandeira de largada para mais um temporada. Nos encontramos lá. Tenham todos um bom início de temporada.




O grupo reunido na entrega dos troféus, ontem no Kartódromo Internacional Granja Viana.





Mogar, o campeão da Master, muito bem acompanhado na premiação.





Giba Gallucci, campeão da Light na compania da bela e simpática filha também kartista, Estela Gallucci.


Nenhum comentário: