Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ayrton Senna - vídeo do primeiro teste na F1.

Em 1983 Ayrton Senna teve a sua primeira oportunidade de testar um F1 em Silverstone. Este teste foi pela Williams, justamente a mesma equipe pela qual Senna fez a sua trágica última disputa. O vídeo deste post traz muitas recordações da F1 que nós apreciávamos. Frank Williams andava, Reginaldo Leme tinha cabelos pretos, e Senna era um garoto novinho com um sonho grande que viria a se realizar de forma gloriosa.

É interessante perceber que embora fosse tão sómente um garoto nessa época, falava com muita segurança, o que lhe atribuía maturidade, ao menos como esportista de topo. Houve mais dois testes após esse, sendo o segundo pela McLaren e o terceiro pela Toleman com quem acabou assinando.

Um momento da entrevista deixa a impressão de que Senna era profético, levando-se em consideração o seu conhecido apreço pela religiosidade. Mas na verdade era um profissional capaz de avaliar as chances com uma grande possibilidade de acerto. Foi quando ele disse que a Toleman não era um carro para granhar das grandes equipes mas que dava condições de ir ao pódium “quem sabe no ano que vem”, como ele disse.

Fora isso, particularmente falando eu gosto mais do visual dos F1 daquela época, embora os de hoje não sejam necessáriamente feios. Mas as mudanças que mais tarde viriam em função do aumento de segurança acabaram dando um novo ar no design, e para o meu gosto pessoal o design antigo é mais charmoso e agressivo. Bons tempos aqueles, não é?



Nenhum comentário: