Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Barcelona último dia - uma volta com Massa em pista molhada.

Hoje é o último dia de treinos da F1 em Barcelona. A partir de agora as equipes devem ter os seus carros restando o mínimo de ajustes possíveis. A próxima vez em que irão para a pista será daqui a duas semanas já na abertura do mundial.

A exemplo do ano passado em que a Ferrari e a McLaren começaram mal e obtiveram melhoras concretas no decorrer do campeonato, em 2010 as equipes seguirão aperfeiçoando os seus equipamentos, mas terão como referencia o resultado das corridas, pois como é sabido os treinos particulares estão proibidos.

Quem já achou o caminho do acerto do seu carro, tem uma idéia muito boa de como proceder durante os treinos para as corridas. Nos últimos dias as equipes testaram muitas coisas e com base no que colheram na pista acabaram fazendo modificações.



Mas o que testaram é assunto de bastidores. Isso quer dizer que os tempos obtidos nesses testes não revelam nada muito confiável. O panorama pode e é bem provável que mude na primeira corrida, de tal forma que as performances não reflitam efetivamente o que foi apurado nos testes.

Além disso as equipes não estão lá para disputar posições com estratégias de box, como acontece numa corrida. Assim sendo o embate direto que mostra a soma das capacidades de cada um vai ficar para ser visto no Bahrein.

Mas mesmo assim é bom lembrar que algumas coisas chamam a atenção. Por exemplo, no início dos treinos de hoje o alemão superou os tempos de Felipe Massa, o que mostra que o campeão está em condição de andar forte, já minimizando uma parte das dúvidas que muitos levantaram no seu retorno. Mas a condição é pista molhada, situação em que a performance integral do carro não aparece. E além disso trata-se de inicio de atividade no dia, portanto é possível que as condições de pista mudem podendo até mesmo piorar e atrapalhar a última sessão diposnível dessa temporada para testes em pista.

Finalizando vai abaixo um interessante vídeo de câmera onboard no carro de Massa. Note que o quadro se movimenta o que deixou a impressão de que a câmera está no capacete. A imagem ficou bem mais realista do que habitualmente é visto nas transmissões.

Nenhum comentário: