Páginas

domingo, 14 de março de 2010

GP do Bahrain - final surpreendente, mas a corrida acaba sempre na última volta.

Habitualmente comenta-se uma corrida do início para o final. Se eu não sou o primeiro serei um dos poucos que vai fazer o oposto hoje.

No computo geral a corrida foi um aperitivo que dará lugar ao prato principal só mais tarde. Mas foi um aperitivo muito bom na minha opinião. Eu gostei.

Eu acho perfeitamente compreensível que o Pelé tenha perdido o bonde na hora de dar a bandeira de chegada no GP de Interlagos, que não me lembro mais qual foi. Ainda bem que o meu ex-companheiro de boliche, o Carlos Montagner, estava lá muito atento à tudo e fez o nosso maior futebolista correr para a sua posição mais rápido do que os outros esperavam.


Mas, fora as outras derrapadas, a transmissão oficial do evento no Brasil encerrar a prova uma volta antes é demais. Vão me desculpar mas começaram alardeando anos de atividade no mesmo evento. Como eu costumo dizer a extensão da experiencia de uma pessoa numa atividade não qualifica a sua excelencia. Não que a experiencia deva ser desprezada. Mas minha nossa, é preciso ser utilizada.

E se isso fosse pouco, durante o pódium o Alonso voltou a correr pela Mercedes que lhe dará chances de mais um campeonato, algo assim. Sem contar as infelizes abreviações. VRT não existe na F1, é Virgim. E por aí vai.

Esquecendo-se essa presepada (é com S ou Z? acho que é com Z de Zé), o final da prova foi surpreendenete. Mas não achei que tenha sido uma supresa agradável.

Todos sabem que pilotos da Ferrari correm pela equipe. E a própria sabe muito bem que pilotos correm sempre por campeonatos. E isso jamais vai mudar, esteja o piloto em que equipe for.

A ordem no final da corrida de mandar Massa aliviar o ritmo teve uma intenção que não deixa nenhuma dúvida. Garantir que os dois no pódium evitando que um ponha o outro pra fora, coisa que teria uma grande chance de ocorrer dada a fome de vitória deles.

Infelizmente Massa acusou a insatisfação. Na sua forma de manisfestar os seus sentimentos ele é autentico e não teve como esconder. Ah, eles se abraçaram no final da corrida. Não, o Alonso abraçou o Massa para cumprir protocolo de equipe. É uma pena que o ano comece assim para Massa pois o ano passado foi o pior da carreira dele, e neste ele está em condições de vir pra cima. E justamente na primeira lhe tiram a oportunidade. Coisas de equipe que precisam ser interpretadas e entendidas, mas que na minha opinião transformaram o que eu chamaria de fim de amizade entre eles em clara antipatia. Não sei se isso será bom para a Ferrari, tenho as minhas dúvidas.

Tambem não sei qual a vigencia do contrato de Felipe Massa, mas se depender da motivação dele o contrato está encerrado. Acho francamente que a equipe lhe deu um sinal para procurar outro emprego. É uma pena, eu não gostei do que vi. Mas esse é o jogo da F1. Sobreviva quem conseguir.

Nenhum comentário: