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quinta-feira, 1 de abril de 2010

F1, GP da Malásia - pista de Sepang tem performence semelhante às duas seguintes.

O GP de F1 da Malásia acontece nesse domingo às 5:00, horário de Brasília. Os treinos classificatórios acontecem no mesmo horário no sábado

Este próximo GP e os dois seguintes, na China e na Espanha, são provas onde as pistas, embora tenham traçados diferentes, mostram médias de velocidade muito semelhantes. Portanto se as condições da corrida de domingo forem as mesmas nas próximas duas, as performances das equipes devem ser iguais. O que poderia mudar o cenário, básicamente seria a condição climática e os eventuais acidentes.

A equipes de F1 conhecem muito bem essas variáveis que diferenciam as pistas e com certeza vão interpretar um bom resultado como uma previsão de mais duas boas participações, e um mal resultado será um aviso de que precisam correr atrás de uma melhora a curto prazo. Essas três próximas provas vao dar uma definição inicial no campeonato de forma que vai alimentar previsões mínimas para o restante da temporada.


Previsões estas que vão se alterar mais tarde, pois logo após o GP da Espanha tem Mônaco, uma pista estreita e de ultrapassagem muito difícil onde a classificação tem um peso bem maior que o combustível com o qual vão largar.

E mais tarde, lá no segundo semestre tem Spa e Monza, as duas pistas mais velozes do calendário, nas quais motor e aerodinâmica farão uma diferença considerável.

O campeonato de 2010 vai se tornar um divisor de águas na história da categoria por conta das mudanças que foram realizadas. As mudanças às quais me refiro incluem também o ingresso de novas equipes, de Schumi, e a saída da Bridgestone. A fábrica de pneus que abastesse a categoria sai do cenário em 2010.

Assim, para 2011 termos os mesmos pneus fabricados por outra empresa. Mas serão os mesmos? Acho que o próximo fornecedor vai influenciar a decisão de se escolher uma nova engenharia de pneus que dê mais durabilidade do que os atuais. Em outras palavras é muito provável que a partir da próxima temporada os pneus possam dar uma nova dimensão na disputa, mantidas as atuais condições.

Por enquanto a F1 continua com uma velha característica que não será alterada extinguindo-se o reabastecimento e nem usando-se novos pneus, a dificuldade de ultrapassagens. A aerodinâmica desses carros, muito especialmente as asas, dificultam muito a aproximação e ultrapassagem como era comum antigamente quando um pilôto tirava proveito do vácuo do da frente para acelerar o carro em reta, e finalmente fazer uma ultrapassagem por dentro na próxima curva.

Mesmo assim as atuais condições da disputa prometem um campeonato mais movimentado e com o surgimento de surpresas. Acho que uma dessas pode ser um aumento do rendimento do alemão, que ainda está num período de readaptação, coisa que sabemos que não é tão simples assim, principalmente quando visto do conforto das nossas poltronas.

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