Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

F1 - Xangai - Saiu tudo diferente do esperado.

Quando finalmente acordei e liguei a tv a prova já tinha começado. O grid já não tinha mais nada a ver com as posições na largada. Principiou uma chuva e isso motivou idas aos boxes que transformaram o panorama da corrida.

Os resultados obtidos pela McLaren a colocaram em primeiro lugar na disputa. Em segundo lugar a Ferrari, depois Red Bull e logo atrás a Mercedes.

Como não consegui me manter acordado devido ao sono incrível em que me encontrava acabei vendo o final da prova apenas, pois o sono venceu. Do ponto de vista do público eu diria que foi uma prova interessante pois nada do que se previa aconteceu. E os resultados acabaram não apenas alterando as colocações no campeonato de construtores como também vai colocar uma pimenta nas farpas que Red Bull e McLaren tendem a jogar um no outro.


Foi decepcionante o resultado de Vettel. Largou na pole e terminou num humilde 6o. lugar. Nessas condições caiu para 5o. no campeonato de pilotos. Em compensação Button, o vitorioso do fim de semana (e atual campeão do mundo também) que fez uma brilhante corrida é o ponteiro do campeonato com 10 pontos à frente de Nico Rosberg.

A prova teve alguns lances muito curiosos e um deles vai dar o que falar nessa semana. Alonso ultrapassou Massa na entrada dos boxes. Massa estava visivelmente mais lento que Alonso. Mas não foi apenas esse acontecimento na Ferrari que foi digno de nota. Alonso por pouco não perdeu tudo ao sair fora do asfalto ao entrar no box em outro momento.

Interessante também foi ver o trabalho que Schumi deu a Hamilton que mesmo tentando ultrapassá-lo durante 3 voltas não chegou ao intento porque o alemão teve conduta claramente defensiva.

Aquele jeito do Schumi pilotar, certinho usando o mínimo de pista e volante, é o que eu gosto de ver numa pilotagem. O grande problema é que a atitude dele foi defensiva e esperam dele uma atitude agressiva. A imprensa européia vai continuar alfinetando o alemão e questionando a sua presença na equipe.

Acho que isso não faz sentido. Schumi está em condição de continuar, ficou tres anos parados e isso é muita coisa, e não é possível se esperear dele nesse momento uma performance arrasadora. Êle vai ter que dar um jeito de suportar as críticas porque virão e não serão poucas.

Quem passa de dúvida para a credibilidade é Vitaly Petrov que finalmente teve uma boa corrida e marcou os primeiros pontos da sua carreira. Bom para quem está começando, mas daí até alcançar Kubica tem um tempo, não será na proxima prova.

Rubens não teve uma boa prova apesar de ter ficado na frente do companheiro. Os outros brasileiros, com excessão de Massa que terminou em 9o., ficaram todos lá atrás sendo que Bruno Senna terminou e Di Grassi não. A situação da Hispania é muito difícil e não sei o que será dessa equipe para o restante do campeonato. Apesar de Bruno ter finalizado a prova, a sua volta mais rápida é 6s mais lenta que Button. Um abismo.

A próxima prova é na Espanha em 9 de Maio, largada às 9:00. Essa vai ser bem mais fácil assistir. Sobre a de hoje não tenho mais o que dizer pois quase não assisti nada. Vou ver o que escreveram na net.

Nenhum comentário: